Acrísio Cruz realiza Projeto Copa do Mundo: Feira das Nações
Ascom/SEED
25/06/2014 -

Várias escolas da rede estadual estão realizando alguns projetos tendo como tema a Copa do Mundo. Um dos exemplos é a Escola Estadual Acrísio Cruz realizou o projeto Copa do Mundo: Feira das Nações. O projeto envolveu cerca de 350 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental maior e menor e do EJAEF Especial. Os alunos realizaram durante duas semanas pesquisas e ensaios que culminaram em uma Mostra realizada com apresentações artísticas e exibição de cartazes e hinos, entre outros.  

 

Segundo a diretora, Maria Eliana Melo, o projeto teve caráter interdisciplinar e objetivou conhecer melhor a história da Copa do Mundo e trazer informações sobre as diversas nações que dela participam. "Foi muito educativo, principalmente porque presenciamos o empenho dos alunos e dos professores em todas as fases do projeto. Além disso, o projeto fortaleceu a importância do trabalho em grupo, incentivando a pesquisa de novos conteúdos, estimulando a iniciativa e a autoestima, valorizando as ideias criativas e enriquecendo a prática pedagógica", disse. Idealizado pela professora de História Maria Eliana Melo, o projeto teve um cunho interdisciplinar e envolveu diversas disciplinas.

 

Para o projeto  foi realizado um sorteio de um país por turma, no qual os alunos apresentaram informações diversas sobre as Nações: história, geografia, economia e cultura. Com a orientação dos professores, confeccionaram bandeiras, desenvolveram cartazes, construíram maquetes, cantaram trechos dos hinos nacionais, caracterizaram-se de personalidades importantes e apresentaram comidas e danças típicas de cada Nação sorteada.

 

Envolvimento

 

O envolvimento dos alunos e professores comprovou o quanto a aprendizagem ultrapassa a sala de aula e, quando acontece de forma coletiva, produz resultados fantásticos mesmo depois da sua realização.

 

A professora de inglês, Acácia do Amor, com seu conhecimento em línguas, ensaiou trechos de hinos dos diversos países possibilitando que os alunos experimentassem a pronúncia de palavras em alemão, francês e espanhol.

 

Já a aluna Suzanne Emanuelly Gama Cardoso, do 8°A, que se caracterizou de Anne Frank, adolescente alemã de origem judaica vítima do Holocausto, se envolveu tanto com as temáticas que agora está lendo o livro "O Diário de Anne Frank". "Eu acho que o projeto foi uma experiência de vida. Muitas coisas que eu não sabia, aprendi. Eu não sabia nada sobre a Alemanha e agora sei. Aprendi também mais coisas sobre o Brasil. O projeto nos ajudou muito no conhecimento", enfatizou a aluna.