A Brigada Itinerante passou por 13 municípios sergipanos no primeiro semestre de 2014. Entre os meses de janeiro e junho, os agentes reforçaram o combate ao vetor da dengue nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Capela, Carira, Divina Pastora, Itabaiana, Itaporanga D´Ajuda, Japaratuba, Pedrinhas, Pinhão, Salgado, São Cristóvão e São Domingos.
“Nesse período, visitaram 81.137 imóveis, eliminaram 68.212 criadouros do mosquito e tratou outros 13.073”, aponta o coordenador interino de Prevenção e Promoção à Saúde, José Bastos.
Além das ações diretas para a eliminação do vetor, os agentes da Brigada Itinerante promoveram momentos educativos para mais de 14 mil cidadãos. “Não adiantaria fazer a inspeção e eliminar os criadouros sem conversar com a população. É preciso conscientizar as crianças e os adultos sobre o papel importante que cada um exerce nesse combate”, explica o coordenador da Brigada, Cláudio dos Santos.
Atenção redobrada
O cuidado para evitar a proliferação do mosquito transmissor é feito através da soma de esforços. Além das ações de prevenção e promoção executadas pelos agentes de endemias e do reforço realizado em Sergipe pela Brigada Itinerante, a população deve adotar medidas preventivas.
De acordo com a agente de combate às endemias da Brigada, Maria Aparecida de Azevedo, é preciso se atentar, principalmente, aos locais em que há acúmulo de água parada. “Além das caixas d´água e lavanderias, há os reservatórios de água das geladeiras. Esse é um local que costuma ser esquecido pela população, mas que pode representar prejuízos quando não cuidado”.