ma casa foi incendiada após uma panela de pressão estourar na cozinha, no município de São Miguel do Aleixo, nesse domingo, 29. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve feridos.
Antes da chegada dos bombeiros, um vizinho entrou na casa e ajudou a dissipar as chamas, que atingiram todo o imóvel. Um carro pipa também foi utilizado no combate. Segundo populares, não havia ninguém na casa no momento da ocorrência.
Cuidados com panela de pressão
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), alertou sobre cuidados importantes sobre o uso da panela de pressão.
Segundo o órgão, as panelas estão cada vez mais seguras com alumínio reforçado, tampa externa, anel de silicone e válvulas para controlar a pressão e diminuir o perigo. Mas é preciso atentar para o uso das panelas que ainda são fabricadas contendo pitos e borrachas. Confira as dicas:
- Manter sempre limpa a válvula de segurança da panela na hora de desobstruir a pressão;
- Verificar se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;
- Substituir a válvula a cada cinco anos e somente em representantes autorizados;
- Trocar o anel de borracha sempre que apresentarem danos e sinais de envelhecimento;
- Manter, durante o cozimento, o fundo da panela de forma plana;
- Nunca abra a panela sem que todo ar tenha sido expelido. A válvula com pino foi desenvolvida para liberar o vapor, caso perceba que, no meio do cozimento de algo, a panela pare de funcionar, desligue o fogo imediatamente e com um auxílio de um garfo libere todo o ar levantando a válvula. Se o ar sair pelas bordas, a borracha precisa ser substituída.
Fonte: G1SE