Concursados da Deso exigem convocação imediata
Concursados: ato pela convocação imediata (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)
Concursados: ato pela convocação imediata (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)
Portal Infonet
04/08/2014 -
Os candidatos aprovados em concurso público realizado pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira, 4, exigindo a efetivação imediata deste pessoal como forma de acabar com a terceirização dos serviços da atividade fim da empresa. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores na Companhia de Saneamento de Sergipe (Sindisan), o número de concursados convocados é inferior a 80 para uma demanda de mais de mil vagas.
 
Na opinião do sindicalista Neemias Amâncio, diretor do Sindisan, a Companhia de Saneamento de Sergipe está desrespeitando a legislação federal ao terceirizar os serviços da atividade fim da empresa. Segundo Amâncio, estão terceirizados os serviços de atendimento ao público, a leitura do consumo mensal dos clientes e outros serviços. “Há também algumas regionais comandadas por lideranças políticas indicadas por prefeitos, como barganha eleitoral”, informa o sindicalista.
 
O secretário geral do Sindisan, Igor de Oliveira, informou que há decisão na justiça do trabalho que obriga a Deso a por fim na terceirização. “O prazo venceu em abril do ano passado para a Deso acabar com a terceirização e até agora a empresa só chamou um quantitativo reduzido”, comentou.
 
Deso
 
Em nota, a Deso informou que "está recrutando [concursados] de acordo com sua capacidade operacional e tão logo os primeiros convocados sejam efetivados, a Deso iniciará os trabalhos para a chamada de outro grupo de classificados".
 
Na nota, a empresa informa ainda que o já foram convocadas mais de 80 pessoas e que o processo de contratação envolve a realização de exames médicos admissionais, avaliação pela médica do trabalho e treinamento funcional, para após essas etapas a pessoa iniciar o trabalho. Segundo a empresa, nesta segunda-feira, 4, foi realizada a integração da primeira turma de convocados.