A dúvida na hora de comprar um veículo não persiste apenas na escolha do modelo do carro. A melhor forma de pagamento também é uma das preocupações para quem adquire um automóvel novo.
Entre as opções mais comuns estão o financiamento e o consórcio, que apresentam taxas de juros diferenciadas. Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa média de juros do financiamento está em cerca de 1,50% ao mês, enquanto o valor médio da taxa administrada do consórcio é de 0,22%.
No entanto, existem vantagens e desvantagens na escolha por uma das duas forma de pagamento. Segundo o economista Luiz Moura, a opção mais adequada depende da necessidade e do perfil de cada consumidor.
“O financiamento é a melhor opção para quem precisa do carro de imediato. É uma boa escolha financeiramente se a taxa de juros for zero. Nessa ocasião, a vantagem é melhor até do que compra com IPI reduzido. No entanto, se a taxa não for zero, você pode pagar muito mais pelo veículo, e se não tiver um planejamento acabar se endividando com as parcelas altas”, observa.
Já o consórcio é mais indicado para quem pode esperar um pouco mais para levar o carro para a garagem. “O juros do consórcio é menor do que o financiamento e tem forma de pagamento mais flexível, mas, não é um bem imediato. Se você não der um lance alto para ser escolhido vai demorar para você ter o carro. Quem necessita do veículo com urgência, certamente não é uma boa opção. Geralmente quem entra em um consórcio já tem um meio de locomoção próprio”, finaliza.
Consórcio x Financiamento: Saiba qual a melhor opção de pagamento
28/07/2014 -
Outras Notícias