Sergipe está recebendo desde a última segunda-feira, 14, a visita dos consultores Judith Hellerstein e Peter T. Knight, da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA). Eles estão na capital para avaliar três projetos sugeridos pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis). A programação conta com dois dias para que a Emgetis mostre os projetos, explique possíveis dúvidas e aponte algumas das necessidades do Estado de Sergipe na área de TI.
Segundo o diretor presidente da Emgetis, Ezio Prata Faro, a visita é resultado de uma missão internacional - Reverse Trade Mission - que ocorreu há cerca de dois anos nos Estados Unidos, com a presença da Emgetis e sem custos para o Estado. “A USTDA nos enviou esses consultores para que os mesmos avaliem a possibilidade de viabilizar alguns projetos relevantes para o Estado na área de TI, que, se concretizados, terão resultados em áreas como Saúde e Educação”, destacou.
Na segunda, 14, os consultores estiveram na Emgetis, conhecendo detalhadamente as instalações da empresa. Logo após, visitaram a Secretaria de Estado da Casa Civil, onde foram recebidos pelo secretário José Sobral, que apontou as boas condições do Estado para abrigar novos projetos. “Temos uma localização privilegiada, uma boa mão de obra e seria ótimo ter uma solução tecnológica compatível com as nossas necessidades”, declarou.
Nesta terça-feira, 15, estão previstas ainda visitas às áreas de TI da Secretaria de Estado da Fazenda e do Banco do Estado de Sergipe.
Para o consultor Peter T. Knight, a expectativa é que sejam aprovados os três projetos. “Faremos um estudo de viabilidade completa ou de assistência técnica para um possível financiamento da USTDA. Esperamos concluir a nossa avaliação em meados de agosto. Se aprovados, nos três primeiros meses de 2015 a USTDA já deverá celebrar o convênio com a Emgetis”, finalizou.