Em um ambiente doméstico, as crianças tendem a se sentir à vontade para explorar. É um processo natural do desenvolvimento humano, mas é preciso que os pais e responsáveis estejam em alerta para evitar acidentes domésticos. Essas situações podem envolver quedas, choques elétricos e até mesmo cortes e intoxicação com substâncias de limpeza, por exemplo.
Dentre os acidentes mais comuns envolvendo crianças, o Corpo de Bombeiros alerta para os engasgos, quedas, choques elétricos e queimaduras. “Mas não esquecendo de algumas ocorrências envolvendo afogamentos em pequenos recipientes com água para crianças menores, como tanques, baldes e máquinas de lavar”, alertou o subchefe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da corporação, capitão Allan Santos.
É também preciso que os pais e responsáveis estejam atentos aos locais onde as crianças estão para evitar acidentes. É o caso da cozinha, conforme explicou o capitão. “A cozinha é uma espaço não voltado para criança, pois é um local mais propenso a acontecer acidentes. Lá temos fogão, saponáceo, sabão, detergente, material de limpeza, água fervente, óleo quente”, relembrou.
Nesse ambiente da cozinha, pode haver tanto o derramamento de substâncias que podem tornar o piso escorregadio, quanto a ingestão acidental desses materiais. “[Por isso,] é evitar que a criança permaneça nesse local, a não ser que seja necessário a depender do espaço da casa, mas entendendo que é um ambiente perigoso e que não deve ter a presença constante da criança”, reforçou o capitão.
Ainda na cozinha, o subchefe da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros ressaltou que as crianças não devem ter acesso a talheres que possam causar cortes, que podem resultar até mesmo em lesões mais graves. “Crianças pequenas não devem ter acesso a garfos e facas, pois a criança pode causar um machucado um pouco mais grave”, enfatizou o capitão Allan Santos.
Outro cuidado que vai além da cozinha, mas que também abrange esse ambiente é referente às tomadas, assim como lembrou o capitão. “O choque elétrico também é um dos motivos de acidentes domésticos. É interessante procurar em lojas de utilidades os objetos que tampam as tomadas, a fim de evitar que as crianças coloquem dedos e sejam acometidas por choques elétricos”, acrescentou o integrante da Ascom da corporação.
Acionamento ao Corpo de Bombeiros
Em qualquer situação que demande a intervenção do Corpo de Bombeiros, a corporação pode ser acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Os chamados podem ser encaminhados diretamente também ao número do próprio Corpo de Bombeiros, que é o telefone 193.
Fonte: CBM