Dia da Sergipanidade celebra todos os elementos que compõem a identidade do povo sergipano
Veja nesta matéria especial o depoimento de personalidades sergipanas sobre o nosso Sergipe
A data foi inserida no calendário cultural do Estado com o objetivo de celebrar a identidade do povo de Sergipe (Foto: Tarcísio Dantas/ Divulgação)
A data foi inserida no calendário cultural do Estado com o objetivo de celebrar a identidade do povo de Sergipe (Foto: Tarcísio Dantas/ Divulgação)
24/10/2024 - 11:17:11

Por Stephanie Christine

Nesta quinta-feira, 24 de outubro, é comemorado o Dia da Sergipanidade. Instituída em 2019, com a sanção da Lei nº 8.601, a data foi inserida no calendário cultural do Estado com o objetivo de celebrar os hábitos, práticas, crenças, valores e saberes que compõem a identidade do povo de Sergipe. A proposta é despertar o amor pela nossa cultura e por tudo aquilo que define o sergipano.

Para falar sobre esse sentimento de sergipanidade, que aflora quando ouvimos o sotaque sergipano, quebramos um caranguejo ou participamos de um evento tradicional como a Festa dos Lambe Sujos e Caboclinhos em Laranjeiras, conversamos com alguns parlamentares estaduais e federais, além de prefeitos de Sergipe.

Confira o que eles disseram sobre o Dia da Sergipanidade:

O governador Fábio Mitidieri acredita que a Sergipanidade é um conceito que remete à identidade cultural e social do povo sergipano, e pode ser vista nas tradições populares, como as festas juninas. Para ele, hoje é um dia de orgulho e de exaltação de nossa identidade, do que nos faz único e pertencente.

"Nossa gestão tem trabalhado políticas de fortalecimento de nossas tradições, por meio da Funcap, com ações como Segundona do Turista, concertos da Orquestra Sinfônica de Sergipe, as exposições de artistas locais no Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão”, concursos de quadrilha, as atividades no Centro de Criatividade, eventos como a Semana da Sergipanidade e o Cena Nordeste, fruto de uma parceria com o Consórcio Nordeste que permitiu um intercâmbio entre artistas e grupos culturais dos nove estados da região", ressaltou Fábio Mitidieri.

Autora do Projeto de Lei nº 4220/2023, que reconhece a Festa do Mastro de Capela como manifestação da cultura nacional, a deputada federal Katarina Feitoza é relatora de mais dois projetos que buscam o reconhecimento de expressões culturais sergipanas: o PL 2.787/21, que declara o município de Estância a Capital Nacional do Barco de Fogo, e o PL 2.588/2022, que torna a festa popular dos Lambe Sujos e Caboclinhos de Laranjeiras Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Para a parlamentar, celebrar a sergipanidade é exaltar e viver tudo que remete ao jeito sergipano de ser.

“Em que outro lugar do mundo se pega um tronco de árvore e se faz uma festa do mastro? Em que outro pedaço de Brasil se faz um barco de fogo, que corta os ares e ilumina o São João? Em que outro estado as pessoas se pintam para celebrar, amigavelmente, um conflito entre os lambe-sujos e os caboclinhos? Só em Sergipe! E é por isso que nosso Estado se consolida cada vez mais como um destino turístico rico não só em cultura, ou beleza natural, ou mesmo infraestrutura, mas, principalmente, num modo único de viver e de receber aqueles que nos visitam!”, enfatizou Katarina Feitoza.

Segundo a deputada Yandra Moura, sergipanidade é reconhecer a beleza e a força do povo sergipano presente na trajetória de luta daqueles que deixaram sua marca na história de Sergipe, além dos grandes nomes que o Estado possui na política, nas artes e na cultura.

“É reconhecer a bravura do Cacique Serigy, a visão de futuro dos nossos grandes líderes como Inácio Barbosa, Augusto Franco, João Alves e Marcelo Déda. É cantar e se encantar com as canções de Ismar Barreto ou nos textos redigidos à intelectualidade de Tobias Barreto, Sílvio Romero, Luiz Antônio Barreto, Aglaé Fontes e tantos outros gênios. É se ver nas telas de J. Inácio, Caã, Jenner Augusto, Tintiliano, Hortência Barreto ou nos traços da obra de Beto Pezão, Véio e Cândido Aragonez de Faria. Sergipanidade é tudo isso e muito mais. É festa junina, é sol, é mar, é orgulho e resiliência. É ser quem somos e amar tudo isso”, destaca Yandra.

Por mais um ano, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) se engajou nas comemorações do Dia da Sergipanidade, que será celebrado com um evento especial no ‘Projeto Quintas Negras’, contando com a presença do autor Chiquinho do Além Mar e do professor e pesquisador Dênio Azevedo. Os dois são autores do livro Sergipanidade, que explora a identidade sergipana através de versos de cordel e ensaios literários. De acordo com o presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade, o Legislativo Sergipano é uma instituição comprometida com a promoção dos valores republicanos, democráticos, da cidadania e da sergipanidade. Em 2023, a Casa reativou o seu Espaço Cultural, dedicado à valorização dos artistas e das manifestações culturais sergipanas. Já a Elese trabalha, durante o ano todo, temas sobre história sergipana, por meio de rodas de conversa com autores e palestras com estudiosos do assunto.

“Neste Dia da Sergipanidade, celebramos com orgulho a nossa história, cultura e tradições que fazem de Sergipe um Estado tão singular. Que possamos, juntos, continuar a honrar nosso passado e trabalhar por um futuro ainda mais promissor, valorizando sempre nossas raízes”, afirmou o deputado.

A deputada Lidiane Lucena reforçou que, neste Dia da Sergipanidade, celebramos a cultura e a história ricas que fazem de Sergipe um estado único. “Em cada canto de Sergipe, sentimos o orgulho de nossa identidade e a conexão com nossas raízes. Mais do que um território, Sergipe é feito de pessoas que, com trabalho e dedicação, ajudam a construir um futuro de desenvolvimento. Que este dia seja um momento para todos os sergipanos, de nascimento ou de coração, se unirem em torno do que temos de mais valioso: nossa cultura, nossa história e nosso compromisso com o crescimento de nossa terra.”

O prefeito da cidade histórica de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), afirmou que a data é vivida todos os dias no município. “Laranjeiras é o berço da cultura sergipana, e é aqui que temos belezas naturais, patrimônio imaterial com prédios tombados e uma rica manifestação cultural de Sergipe preservada até os dias de hoje. Todos nós que temos raízes nesta cidade temos orgulho de sermos laranjeirenses e sergipanos.”

Cristiano Viana, prefeito de Simão Dias, vê o Dia da Sergipanidade como uma data que traz à memória o passado de lutas de Sergipe, unindo a isso o sentimento de pertencimento que o sergipano sente por sua cultura, seus costumes e saberes. "Sergipanidade é o nosso jeito de ser, os nossos costumes e, acima de tudo, o amor por nossa terra. Viver em Sergipe é poder compartilhar uma cultura excepcional, uma rica história e belezas naturais. Ser sergipano é algo indescritível.”

Em cada depoimento presente nesta matéria, é possível notar que Sergipanidade é uma palavra que reflete a identidade e o amor do sergipano por cada traço que torna o nosso povo único. Hoje, mais do que nunca, o Sergipe em Foco se orgulha de levar informação e de ser parte dessa história. Viva a Sergipanidade!

Redação Sergipe em Foco

Fábio Mitidiere, governador de Sergipe: "Nossa gestão tem trabalhado políticas de fortalecimento de nossas tradições" (Foto: Ascom Gov./ Divulgação)
A deputada federal, Katarina Feitoza, contribuiu para instituição de Projetos de Lei que valorizassem nossas tradições e cultura (Foto: Ascom/ Divulgação)
Segundo a deputada federal, Yandra Moura, sergipanidade é reconhecer a beleza e a força do povo sergipano (Foto: Ascom/ Divulgação)
Jeferson Andrade, presidente da Alese: “Neste Dia da Sergipanidade, celebramos com orgulho a nossa história, cultura e tradições que fazem de Sergipe um Estado tão singular" (Foto: Ascom/ Divulgação)
A deputada estadual Lidiane Lucena reforçou que o Dia da Sergipanidade celebramos a cultura e a história ricas que fazem de Sergipeo único (Foto: Ascom Alese/ Divulgação)
O prefeito da cidade histórica de Laranjeiras Juca afirmou que a data é vivida todos os dias no município (Foto: Ascom/ Divulgação)
O prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana, vê o momento como uma data que traz à memória o passado de lutas de Sergipe (Foto: Ascom/ Divulgação)
O caranguejo é uma das principais iguarias lembradas pelo povo sergipano (Foto: Divulgação)
Assim como o amendoim cozido, muito saboreado e consumido pelos sergipanos (Foto: Divulgação)
Sergipe é cultura em suas manifestações folclóricas, como no embate do Cabloquinhos e Lambe Sujos em Laranjeiras  (Foto: Ailton Cruz/ Divulgação)
Sergipe é tradição em seu movimentos culturais, como na Festa do Mastro em Capela  (Foto: Divulgação)
Sergipe é festa e alegria, quando o Estado se transforma no "País do Forro" em tempos juninos (Foto: Divulgação)