“Queremos incentivar a solidariedade entre os moradores do município de São Francisco”, declarou o enfermeiro Luan Cardoso em referência ao projeto “Amigos da Vida”, criado para estimular o ato regular da doação de sangue. Na manhã do sábado, 26, o grupo compareceu pela segunda vez ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), desta vez, com cerca de 100 doadores, dentre eles, moradores do município de Malhada dos Bois.
Para o organizador da ação, o número de pessoas que conseguiu reunir nesta edição foi algo emocionante. “O melhor de tudo isso é que cada um que veio participar se sentiu motivado a convidar outras pessoas, todos com o propósito de colaborar com o próximo”, destacou Luan.
O enfermeiro que também trabalha no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) contou ainda, que o contato com os pacientes da oncologia foram os impulsores do projeto. “Temos nos hospitais pessoas que sofrem precisando de sangue, isso é o mínimo que podemos fazer por eles”, ressaltou.
Foi a convite de Luan Cardoso que a secretaria de Saúde de Malhada dos Bois, Heloisa dos Santos decidiu mobilizar os moradores do município. “Depois dessa experiência tenho certeza que vamos vir outras vezes, nossa cidade é pequena, mas o desejo de prestar solidariedade ao próximo é muito grande”, disse à secretária que acompanhou o grupo de pouco mais de vinte pessoas enquanto doavam sangue.
Doador há alguns anos, o vigilante Eduilton Vieira Aracaju decidiu seguir o grupo de São Francisco. “Fazer a doação de sangue é um sentimento inexplicável, sempre que posso veio até o Hemose deixar minha contribuição, não importa saber para quem vai o sangue, o que quero é sempre poder ajudar”, revelou.
Com o mesmo sentimento o assessor operacional, Rodrigo da Silva Vieira participou da ação solidária. “Estou feliz em estar ajudando, apesar de ser um gesto simples é bastante valioso para quem está precisando”, ressaltou.
Campanhas
As instituições e grupos interessados em agendar campanhas destinadas à doação de sangue devem entrar em contato com o Serviço de Social do Hemose, através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174. A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h.