Japaratuba reúne população para elaboração da LOA
Foto: Diego Sansi - Secom/PMJ
Foto: Diego Sansi - Secom/PMJ
SECOM / Prefeitura de Japaratuba
01/08/2014 -

Você participa. Todos decidem. Esse foi o slogan mais utilizado na manhã do dia 24 de julho, onde a Prefeitura de Japaratuba, município distante 54 km da capital sergipana, realizou a audiência pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas para 2015. A sessão ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de secretários, servidores, vereadores e representantes da sociedade civil organizada.

 

O secretário de Administração, Antônio Carlos Mota, que representou o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, abriu oficialmente o evento. Na oportunidade, o secretário destacou que a LOA estima as receitas e fixa as despesas do Governo para o ano subsequente.

 

Antônio Carlos enfatizou que a audiência permite aos japaratubenses colaborar com as ações administrativas. “É o momento de tomar conhecimento da coisa pública. Não basta a administração dar voz a população se ela não participa, não consegue entender a importância”.

Explanação – Em seguida, um representante da empresa de Contabilidade Pública Erpac deu início a explanação da temática. “Neste primeiro encontro demonstramos os passos a serem dados. A LOA não pode ser elaborada de uma hora para outra. Primeiramente, a população precisa entendê-la, e posteriormente apontaremos os anseios da comunidade”, explicou o representante da Erpac.

O assessor destacou que as audiências públicas abrem espaços para sugestões e opiniões, visando ações de curto, médio e longo prazo. “Esses encontros são feitos exclusivamente pelo povo e para o povo, visando a apresentação de propostas positivas e a preparação de um documento satisfatório. Ninguém melhor que vocês para apontar quais ações devem ser executadas na Saúde, Educação, Obras e Assistência Social”.