Municípios conhecem o programa de nutrição escolar
Foto: divulgação
Foto: divulgação
SES
11/07/2014 -
Durante uma reunião técnica, realizada na manhã desta quinta-feira, 10, os municípios sergipanos conheceram o programa NutriSUS, do Ministério da Saúde (MS) e, juntamente com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, pactuaram as ações e a operacionalização. O programa é voltado para os municípios que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que hoje tem 100% de adesão em Sergipe.
 
O NutriSUS consiste na fortificação da alimentação infantil com a distribuição de sachês que contêm micronutrientes com o objetivo de prevenir a anemia e o controle das deficiências nutricionais.
 
De acordo com o gestor da área técnica de Alimentação e Nutrição da SES, Ronaldo Cruz, o conteúdo do sachê é misturado na comida da criança e deve ser consumido em até uma hora. “Os sachês serão utilizados no almoço da merenda escolar com autorização dos pais. Cada criança utilizará 60 sachês durante 60 dias. Após esse período, há um intervalo de quatro meses para iniciar mais uma etapa de 60 sachês. O monitoramento do consumo será feito individualmente pelas escolas e creches”, explicou.
 
“Os sachês de micronutrientes abrangerão as crianças matriculadas nas escolas assistidas pelo PSE, com foco na faixa etária de 6 a 48 meses. Além de prevenir a deficiência de ferro e a anemia, melhoram a qualidade nutricional dos alimentos consumidos pelas crianças e não alteram o sabor, a cor e o aroma deles, não escurecem os dentes e não provocam irritação gástrica”, disse Ronaldo Cruz.
 
Dispensação e utilização
 
Os sachês serão enviados diretamente para os municípios pelo Ministério da Saúde. Os municípios, através da assistência farmacêutica, ficarão responsáveis pela dispensação, armazenamento, transporte e controle da utilização.
“A previsão para a chegada e início da utilização dos sachês é na segunda quinzena do próximo mês. Em Sergipe, os 75 municípios fazem parte do PSE, mas apenas 35 aderiram ao NutriSUS”, informou Ronaldo Cruz.
 
PSE
 
Na mesma reunião, os municípios que fizeram parte do PSE em 2013 receberam orientações quanto à alimentação dos sistemas do Ministério da Saúde sobre as ações desenvolvidas no ano passado.
 
“Em 2013, tivemos 73 municípios participantes do PSE, mas apenas 37 alimentaram corretamente os sistemas para informar as ações desenvolvidas. A alimentação dos sistemas está atrelada ao repasse de recursos para as ações e o prazo final é no dia 31 deste mês”, disse Mônica Alves, referência técnica da SES para o PSE.
 
Para a secretária de Saúde de General Maynard, Maria de Fátima Martins Melo, essas reuniões técnicas são importantes para fortalecer as ações desenvolvidas nos municípios.
 
“Nessas reuniões os técnicos e gestores são capacitados e isso faz com que o trabalho seja desenvolvido mais facilmente, uma vez que são tiradas muitas dúvidas”, afirmou.