Uma palestra e a realização de exames para a detecção das doenças marcaram do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Durante a manhã desta segunda-feira, 28, os usuários e os integrantes das equipes do PSF da Clínica de Saúde da Família Maria Helena Barbosa de Melo, do conjunto Marcos Freire I, receberam algumas recomendações sobre as Hepatites B e C.
A programação para comemorar a data começou no dia 22 de julho com palestras em empresas e a participação em outros eventos da Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, a exemplo do Pit Stop destinado à saúde do homem realizado na última semana para comemorar o Dia do Motorista.
As constantes campanhas e o apoio do secretário de Saúde, Saulo Eloy Filho, às ações da Vigilância Epidemiológica, colocam o município de Nossa Senhora do Socorro dentro das metas pactuadas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a gerente do Núcleo de DST/AIDS e Hepatites Virais, Elisângela Goes Andrade, a mobilização aconteceu em todas as unidades de saúde. “Ampliamos a oferta de testes para a Hepatite C. Em relação a B, atingimos a meta de imunização dentro da faixa etária até 49 anos. Dos dez casos notificados, apenas um foi confirmado. E estamos reduzindo os números de casos virais”.
A usuária Ana Rita, 46, apesar de já ter ouvido falar das Hepatites assistiu a palestra. “Essas informações são importantes para conscientizar as pessoas dos riscos que elas correm. E sempre que puder fazer os exames. Em caso positivo, tratar a doença”.
Hepatites B e C
As Hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado. Na maioria das vezes, não existem sintomas, por isso passam despercebidas. Em alguns casos, ocorrem fadiga, falta de apetite, enjoo, vômito, urina escura, pele e olhos amarelados e fezes esbranquiçadas. Somente com exames de sangue específico é possível saber se a pessoa está ou não doente.
Prevenção
Evitar o contato direto com o sangue não compartilhando material como seringas, agulhas, canudos e cachimbos para uso de drogas, escovas de dente, barbeadores, navalhas, lâminas e alicates de cutícula. Todo material para tatuagens, piercings e manicure deve ser individual e esterilizado. Use camisinha sempre. As gestantes também precisam fazer o teste no pré-natal.