Mão de obra especializada tem sido um dos entraves para o desenvolvimento do país. Ciente de que esse é um desafio a ser vencido, a prefeitura de Itabaiana tem buscado parcerias para oferecer a população cursos profissionalizantes. E o programa Mulheres Mil, do Governo Federal, executado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social itabaianense, é a prova do sucesso dessa diretriz da atual administração, com a sua segunda turma iniciando na tarde desta quarta-feira, 23, na sede do IFS de Itabaiana.
"Sempre reconheci a força de trabalho das mulheres itabaianenses como um fator decisivo para o crescimento da cidade. Por isso que a grande procura pelos cursos oferecidos não é surpresa, já que as itabaianenses gostam de trabalhar e não perderiam essa oportunidade", avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho ao analisar a grande presença das alunas na aula inaugural.
Para esta segunda turma do Mulheres Mil o curso ofertado será o que profissionaliza na atividade de Reciclador. Com carga horária de 200 horas, sendo que sua aplicação será distribuída ao longo de 7 meses, com aulas as segundas e terças, o curso faz parte do Pronatec e está voltado para as áreas de saúde e meio ambiente.
Para a secretária de Desenvolvimento Social de Itabaiana, Rosemary Chagas, o mais gratificante é sentir o interesse da comunidade nesse tipo de ação. "A grande quantidade de mulheres aqui presentes reforça a confiança da sociedade na forma como o Pronatec e o Mulheres Mil vem sendo realizado na cidade. Por isso que Itabaiana é referência em termos de profissionalização de mão de obra", destacou a secretária.
Com a aula inaugural sendo realizada pela advogada Maria Aparecida Gois Pereira, especialista em Direito Público, o evento contou ainda com as presenças do representante da direção do IFS, Sidney Cassemiro, da coordenadora adjunta do Pronatec, Jânia Reis, da coordenadora do programa Mulheres Mil, Nara Vieira, e da supervisora de ambos programas em Itabaiana, Gardênia Alves Pereira.