No último sábado, 2, o grupo de Teatro de Bonecos do projeto Guarda Cidadã se apresentou para crianças da catequese da Paróquia Santa Luzia. O evento fez parte da programação da Semana de Conscientização do Uso Indevido de Drogas, promovida pela Pastoral da Sobriedade da paróquia. Na ocasião mais de 30 crianças puderam aprender a lição de que o envolvimento com as drogas não é um bom caminho a ser seguido.
Mais uma vez, Alice, Jaiminho, Guarda Josué, Guarda Bela e o malvado Carlão entram em cena mostrando para o público infantil que deve estar atento aos perigos de se relacionar com estranhos e ao mesmo tempo, se afastar das drogas que afetam negativamente o desempenho físico, mental e social do indivíduo.
"Fomos muito bem recebidos pela paróquia e a mais uma vez a apresentação foi maravilhosa, e sempre nos surpreendemos com a participação das crianças, que demonstram a preferência pelos personagens bons, como Guarda Josué. O malvado, Carlão, sempre instiga a criançada, lançando-se como o cara que comanda a área e engana todo mundo, gerando antipatia. Isso para a gente é espetacular, porque percebemos que elas escolhem o caminho do bem", comemora o guarda municipal (GM) coordenador do Guarda Cidadã, Marcílio Barbosa.
O catecúmeno Fábio Oliveira, 8 anos, gostou muito do teatro e falou que aprendeu a lição. "Não devemos falar com estranhos, porque a gente não tem como saber se vai acontecer algo ruim. Aprendi também que as balas mágicas são drogas e não podemos aceitar. E gostei muito de Josué, porque ele é um guarda", revelou.
A catequista Denise de Jesus Silva achou a apresentação maravilhosa. "É muito importante trabalharmos através do lúdico e fazer essa abordagem de temas que são comuns na sociedade atualmente. Desenvolver isso junto às crianças é fundamental para evitar que, no futuro, elas tenham esse contato com as drogas. Tenho certeza que elas aprenderam e assimilaram muito bem a mensagem".
A coordenadora da Pastoral da Sobriedade da paróquia, Maria Eleonor, agradeceu a disposição da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) em levar à comunidade esse trabalho de prevenção e conscientização. "Essa foi uma oportunidade das crianças perceberem que a vida, às vezes, alcança uma situação complicada. Eu fico muito admirada com esta Guarda Cidadã, porque é a possibilidade de mostrar a todos da sociedade que os guardas trazem boas mensagens para as crianças. Estamos extremamente agradecidos pelo contentamento das crianças e a pela disciplina que o grupo da Guarda passou para cada uma delas".