Aconteceu na manhã de terça-feira (29) mais uma etapa da Campanha de Detecção e Controle do Glaucoma no Município de Pacatuba. A ação que é feita pela da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, tem como objetivo atender pessoas que não tem condições de fazer o exame clínico particular, dando informações sobre os cuidados e tratamento adequado para estabilizar a doença.
O glaucoma é uma doença hereditária e não pode ser prevenida, mas sim, tratada com acompanhamento de um oftalmologista e medicação adequada. Na comunidade, os pacientes foram atendidos na Clínica de Saúde da Família Maria do Céu Inácio da Silva pela equipe do Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE) - empresa contratada para fazer o serviço. Entre os beneficiados está o motorista Weber Fernandes da Rocha, que falou sobre a iniciativa e o atendimento.
“Vim, porque sinto uma ardência nos olhos, mas fiquei sabendo que não é glaucoma. Mesmo assim, a médica pediu para eu tomar certos cuidados e me tratar, para que não aconteça nada posteriormente e piore a situação. É muito bom saber que os gestores do nosso município estão disponibilizando esse tipo de atendimento para aqueles que não têm condições de pagar a consulta”, destacou o cidadão.
O agricultor Antônio Luiz Ferreira também foi atendido pela Campanha e ficou surpreso em saber que precisa usar óculos. “Não tinha certeza, mas as vistas estavam falhando. Agora vou procurar me tratar e providenciar tudo aquilo que a médica orientou. É bom saber que o prefeito está atento às necessidades do povo e vem fazendo a sua parte nas questões de Saúde Pública”, elogiou o trabalhador rural.
Atendimento
A assistente do IOSE, Aline Oliveira, passou mais informações sobre a ação que vem acontecendo também em outros municípios do interior sergipano. “Pacatuba é um dos que atendemos, passando informações necessárias sobre a prevenção dessa doença, que é silenciosa e atinge uma grande parte da população. Orientamos as pessoas a sempre nos procurar quando estamos agindo nas localidades, ou até mesmo em nossa sede, que fica no Município de Propriá”, detalhou a funcionária.
Já sua colega, Lucicarla dos Santos, falou sobre a importância da consulta prévia. “Só com o exame é que podemos identificar a doença, por isso as pessoas precisam comparecer durante as campanhas realizadas em suas comunidades. Também é muito importante que elas não deixem de pegar o colírio que é distribuído gratuitamente e previne a doença. O nosso intuito é atender a esses cidadãos, que em muitas vezes, ainda não tiveram uma consulta com um oftalmologista”, destaca a atendente do IOSE.
Ação
Somente na terça-feira, quase 90 pessoas passaram pela consulta clínica. A secretária municipal de Saúde de Pacatuba, Maria Jairlene Cardoso, dá mais detalhes sobre a ação. “Começamos em outubro do ano passado e já estamos em nosso oitavo mutirão. Além do glaucoma, também agimos no tratamento de outras doenças, como catarata e pterígio, onde devido as nossas ações, detectamos um número muito grande de pacientes que precisam de cuidados para o tratamento dessas doenças”, informou a gestora.
A secretária afirma que os recursos da Campanha vêm do Ministério da Saúde e que a Prefeitura disponibiliza o suporte estrutural. “Ao todo, são mais de 50 pessoas envolvidas, sendo que 15 contratados do IOSE, e o restante de apoio, cedido pela gestão municipal, juntamente com a estrutura física, no caso o espaço onde os pacientes são atendidos. É uma iniciativa que só vem acontecendo graças ao nosso empenho, onde corremos atrás desses recursos que estavam encalhados e só agora estão sendo disponibilizados e revertidos em um atendimento de qualidade à população”, explica.
Reunião
Já na manhã de quarta-feira (30), a secretária participou de uma reunião na Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe (Seplag), em Aracaju, para avaliar a possibilidade de estender o atendimento oftalmológico para rede educacional, onde o objetivo é identificar crianças que precisam do uso de óculos. “Estamos analisando a possibilidade de, através do serviço da Rede de Cuidados de Pessoa com Deficiência, abranger para rede municipal de ensino. Enquanto isso, vamos atendendo os nosso 269 pacientes detectados na comunidade com glaucoma e outras doenças, dando continuidade a Campanha, que já tem sua próxima visita agendada para o final de agosto”, avisa Jairlene.
Prefeitura de Pacatuba disponibiliza consulta de detecção do glaucoma
30/07/2014 -
Outras Notícias