Realizado IV Encontro de profissionais da beleza
Foto ilustrativa
Foto ilustrativa
Prefeitura de Aracaju
05/08/2014 -
Na tarde desta segunda-feira, 04, foi realizado no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o "IV Encontro com Profissionais de Salão de Beleza, Tatuadores e Body Piercers". Além de possuir a parceria do Programa Estadual de Hepatites Virais e da Funesa (Fundação Estadual de Saúde), o evento faz parte da "Campanha de Luta Contra as Hepatites Virais", que é uma realização da Saúde de Aracaju, através do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais.
 
Durante o encontro, os profissionais de salão de beleza e tatuadores foram orientados como manipular materiais que podem transmitir doenças como as Hepatites B e C, que podem ser transmitidas através do contato com o sangue. Durante o evento, a equipe da Saúde de Aracaju aplicou a vacina contra a hepatite.
 
Na abertura da palestra foi mostrado um panorama da situação epidemiológica das Hepatites Virais em Sergipe, tendo como palestrante a enfermeira técnica do Programa Estadual de Hepatites Virais, Mariselma Guimarães Teixeira. "É essencial passar informação correta de como pega e como não pega a doença. Uma agulha ou uma seringa usada por manicures ou por materiais de tatuagem, por exemplo, pode conter o vírus e transmitir a doença, então nada melhor do que orientar os profissionais", explicou.
 
Em seguida, a enfermeira técnica do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais de Aracaju, Marília Uchôa, falou sobre a importância da vacinação para adultos. "O tema abordado em nossas palestras é sempre a prevenção contra as hepatites virais, porque a maior arma contra qualquer doença é a prevenção. Enfatizamos este ano a importância da vacinação contra a hepatite B para adultos, pois o público de trabalhadores dessa área são adultos e tanto eles como seus clientes precisam estar vacinados. Os profissionais devem orientar sempre os seus clientes para se vacinar e se prevenir já que esta doença é silenciosa e pode ser transmitida com muita facilidade pelo contato com o sangue".
 
O gerente de Serviços de Interesse à Saúde da Vigilância Sanitária de Aracaju, Lucas Nogueira, abordou o tema "Vigilância Sanitária x Estúdio de Piercing e Tatuagem e Salões de Beleza" explicando que estes estúdios são estabelecimentos inspecionados pela Vigilância Sanitária no mínimo uma vez por ano, onde são observados critérios de biossegurança. "Aproveitamos a oportunidade desse evento para discutir com os profissionais sobre a qualidade dos serviços prestados à população, principalmente sobre a forma correta de lavar, esterilizar e descartar corretamente os materiais cortantes. Pois os usos de equipamentos de proteção individual e a esterilização correta evita a propagação de doenças, como as hepatites", enfatizou.
 
Segundo o tatuador, Érico Groam, muitas pessoas vão fazer tatuagens achando que só o tatuador deve se preocupar em esterilizar e descartar os equipamentos, mas na verdade quem faz tatuagem também deve ir tomar a vacina pra se prevenir. "Deve tentar se prevenir ao máximo, pois essas doenças não são brincadeiras, qualquer procedimento pode ser um risco de pegar a doença e com a vacina, a prevenção é garantida. E essas palestras são importantes para orientar todos os profissionais como se prevenir dessas doenças", explicou o tatuador.
 
Através do educador físico e coordenador do Programa Academia da Cidade, Olavo de Morais Cavalcanti, o Encontro ainda tratou das questões ligadas aos esforços repetitivos trazendo para o público uma palestra especifica sobre "Prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo".