Sema participa de palestra sobre o clima urbano de Aracaju
Fotos: Ascom/Sema
Fotos: Ascom/Sema
Da assessoria
30/07/2014 -

 Na manhã de hoje, 30, aconteceu uma palestra na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) sobre a rede de monitoramento de climatologia de Aracaju. O doutorando em Geografia com ênfase em Climatologia Urbana pela Universidade de Lisboa, Max Anjos, apresentou os estudos de base sobre o clima urbano da grande Aracaju.

A rede de monitoramento atmosférico de alta qualidade é vital para o funcionamento da cidade frente aos efeitos do tempo e clima, constituindo um indicador ambiental da qualidade de vida da população. O denominado ARAClima, tem por objetivo implementar uma Rede Climatológica Urbana em Aracaju de modo que forneça, a longo prazo, dados climatológicos homogêneos em alta qualidade e, transmitidos a cada 15 minutos, em tempo real; transmitir essa informação via Wifi ou GSM para a central de processamento de modo que assegure a qualidade, arquivamento, interpretação, geração e disseminação dos dados; compartilhar esses novos fluxos de dados e informações com a comunidade de pesquisa e cooperar com outras redes de dados para a aplicação em Agricultura, Meteorológica/Climatológica e outras disciplinas; fornecer um eficiente mecanismo custo-benefício para rede de dados compartilhados com governos locais, incluindo o público e agências privadas; desenvolver parcerias.

 "Recebemos na Sema a visita  do doutor Max Anjos e também do coordenador de Defesa Civil do município de Aracaju, Reginaldo S. Moura. Pensamos na possível parceria entre a secretaria do Meio Ambiente e a Defesa Civil de Aracaju. Esse projeto climatológico apresentado por Max proporciona benefícios a comunidade como, qualidade do ar, saúde e segurança pública, e isso é um fator positivo para toda capital," disse o secretário do meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.