Sergipe tem 89 mulheres candidatas para as eleições em 2014
Foto ilustrativa
Foto ilustrativa
Portal Itnet
16/07/2014 -

Para as eleições de outubro de 2014, o eleitorado brasileiro terá que escolher os representantes que ocuparam cargos eletivos nas Assembleias Legislativas Estaduais, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Governado do Estado e Presidência da República.

Em Sergipe, um levantamento aponta que houve aumento no registro de candidaturas de mulheres que concorrerão a cargos eletivos nas eleições do corrente ano. Dos 280 registros de candidatura solicitados, 89 são de mulheres, o que corresponde a 31,79%.

No geral, Sergipe terá 54 candidatas que disputarão o cargo de deputada estadual, 30 para deputada federal, uma candidata ao senado federal, uma a primeira suplente de senador, duas a segunda suplência e uma postulante ao cargo de governadora, conforme os dados apurados ao TRE/SE.

Na esfera nacional, o TSE registrou 13.642 candidatos para todos os cargos, sendo 3.955 mulheres, o que corresponde a 28,99%.

No Brasil, a participação de mulheres na vida política é uma das mais baixas da América Latina. Campanhas desenvolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em emissoras de rádio e televisão procuram incentivar mulheres a ingressarem em partidos e concorrerem às eleições.

De acordo com a Lei 12.034/09, os partidos são obrigados a reservar no mínimo 30% das vagas para mulheres que pretendem concorrer a cargo eletivo.

Nas eleições nacionais realizadas em 2010, menos de 9% dos parlamentares eleitos eram mulheres, segundo dados da Justiça Eleitoral.