Sessões da Câmara de Rosário passam a ser realizadas nas segundas e quartas-feiras
T.Dantas Comunicação e Marketing
06/08/2014 -

Os trabalhos do segundo semestre no Legislativo de Rosário do Catete começaram no último dia 4 com uma novidade: a mudança de data no cronograma de realizações das sessões plenárias. Antes, os trabalhos aconteciam nas terças e quintas-feiras e agora passam a vigorar nas segundas e quartas-feiras. A noite também serviu para que os parlamentares retomassem as cobranças à atual administração municipal.

 

O primeiro a falar foi o líder da oposição, Manuel Santana (PSB), o “Dedéu”. De acordo com a parlamentar, até o momento, o prefeito Laércio Passos está deixando a desejar. “Começo pela vereadora Amélia, que se ausentou da casa para assumir a Pasta Social e até agora não fez, absolutamente, nada. O mesmo acontece na Secretária de Obras, onde a população dana a reclamar da ausência do atual secretário, que também não mostrou para que veio”, reclamou.

 

Mas o ponto principal das reclamações de Dedéu se deram com relação ao pagamento do Bolsa PIS. “A população vem sofrendo constantemente com esses atrasos, onde o prefeito tem deixado os mais carentes à míngua. O povo está sofrendo e o senhor Laércio Passos finge que não vê, prefere ficar fazendo aniversário em sua casa, dando festa para seus convidados”, criticou o parlamentar.

 

Condizente

 

A situação do município está tão evidente, que até os próprios vereadores da situação estão mudando o discurso e chegando ao ponto de concordar com os colegas da oposição. “Infelizmente, sei que precisamos melhorar e dá uma guinada na administração. Venho conversando constantemente com o prefeito e sei que a intenção dele é a melhor possível, mas faço questão de deixar todos cientes que a festa na casa do prefeito foi coisa simples e só aconteceu para a data de seu aniversário não passar em branco, nada de mais”, explicou Murilo Meneses (PSC).

 

Já Everton Santos (PT), também da situação, acredita que é preciso mais transparência por parte da administração municipal. “Muitos ficam com a ideia na cabeça que a Prefeitura de Rosário é rica e sempre tem dinheiro para custear todas as necessidades da população. Mas sabemos que não é bem assim. Apesar dela ter recursos, certas obrigações ficam pendentes, porque, em certos meses, a receita cai, e aí não tem como cobrir todas as obrigações”, detalha.

 

Pão e circo

 

O 1º secretário Hélio dos Santos (PSB) voltou a fazer duras reclamações à conduta da administração municipal, com relação à população mais carente. “É uma humilhação o que povo de Rosário do Catete vem passando. Um tratamento desumano numa administração de ‘pão e circo’. Tudo isso pode ser comprovado em só analisarmos as séries de atrasos que o prefeito não vem se coprometendo em pagar, como seis meses de Bolsa Pis; cinco meses de auxílio financeiros aos agentes de saúde; atraso da empresa Via Norte. Ou seja, é uma administração fadada ao fracasso”, apontou o parlamentar.

 

O vice-presidente Antônio Teles (PDT) revelou que os vereadores da oposição irão sentar com a assessoria jurídica da Casa para procurar meios que possam obrigar a gestão municipal a cumprir com os projetos aprovados pelo parlamentares e que, até agora, não deram andamento. Entre eles, o que prevê melhorias no abastecimento d’água do povoado Siririzinho.

 

Mais atenção

 

O último a falar na noite foi o presidente da Casa Delson Leão (PSB), que também ressaltou os maus desdobramentos que Laércio Passos vem fazendo à frente da Prefeitura. O vereador fez questão de destacar a falta de atenção da gestão municipal ao grupo de escoteiros do município. “Uma vergonha. Não podemos aceitar esse descaso, para um grupo de pessoas que visa a cidadania e boa educação, dando um norte para aqueles que querem crescer na vida e se tornarem um cidadão de respeito”, destacou o parlamentar, lembrando a todos, que também participou de um grupo de escoteiros.

 

O vereador Delson disse ainda que, a pedido da população, a Casa voltará com o projeto Câmara Itinerante. “Representantes de várias comunidades já nos procuraram devido a boatos que rodam pela cidade afirmando que os vereadores têm impedido e travado os projetos do prefeito. Mentira. Todos sabem, que apesar de sermos opositores a pessoa e forma de gerir do senhor Laércio Passos, somos a favor de Rosário do Catete e sempre nos posicionamos a favor de um futuro melhor para todos. Por isso, e por outros motivos, vamos voltar a visitar as comunidades e deixar a população ciente de nosso trabalho”, destacou.