Esta segunda-feira (14), é um dia especial para os bancárias e bancários sergipanos. O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) completa 80 anos de existência. A entidade foi fundada em 14 de julho de 1934. Há 80 anos, a data de fundação do sindicato foi escolhida para reverenciar o dia da Revolução Francesa.
O SEEB/SE vem se consagrando como um dos mais fortes e consolidados sindicatos do Estado de Sergipe. "Para relembrarmos os principais momentos dessa longa trajetória, estamos preparando uma programação alusiva aos 80 anos, para o próximo mês. Dentro das atividades, o SEEB/SE vai homenagear as lideranças bancárias com a exposição da linha do tempo de ex-presidentes do SEEB. Estão previstas ainda a divulgação do selo personalizado e comemorativo à data histórica”, informa o presidente do SEEB/SE, José de Souza.
Na década de 30, o mês de julho foi marcante para a história da luta dos bancários e bancárias. Foi no sétimo mês do nosso calendário que aconteceu a primeira greve nacional dos bancários; a criação do extinto Instituto de Aposentadoria dos Bancários (IAPB) e o nascimento do próprio Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE).
Instituto de aposentadoria
No mesmo ano e mês em que o SEEB/SE completa 80 anos, o Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Bancários (IAPB) completaria este ano exatos 80 anos de existência. Esses fatos históricos na vida sindical bancária não são coincidências. "Em julho de 1934, uma das conquistas da primeira greve nacional dos bancários, o IAPB foi instituído no dia 9 e cinco dias depois foi fundado o SEEB/SE, dia 14. O instituto foi extinto em 1967, com a criação do Instituto Nacional de Previdência Nacional (INPS)", conta o ex-presidente do SEEB/SE, José Souza.
A intensa história dessa década de lutas é rememorada pelo comunista, bancário e baiano Euclides Fagundes Neves, na obra "Bancos, bancários e movimento sindical", editada pela Anita Garibaldi em 1998 e pelo historiador da Universidade Federal de Sergipe, Fábio Maza.
Na década de 30, enfrentando a repressão, segundo Fábio Maza, os pioneiros do SEEB/SE participaram dos "primeiros passos para a instalação do IAPB, através de cartas e enviando delegados ao Rio de Janeiro para a renovação da diretoria do instituto".
Em novembro de 1935, o primeiro delegado-eleito para representar a categoria em Sergipe no Congresso Nacional dos Bancários foi Waldemar Piedade. Segundo Euclides Fagundes, o sergipano iria representar a categoria na renovação anual da direção do IAPB (Euclides, pg127). Fábio Maza conta que em 23.11.1935 Waldemar é preso no Rio de Janeiro, à antiga capital federal, e conduzido com outros passageiros à chefatura de polícia, sendo três dias depois transferido para a cadeia da rua Frei Caneca onde permaneceu "mais ou menos três meses"
"Ao tempo em que comemoramos os 80 anos de existência do sindicato sergipano reverenciamos a fundação do IAPB. Na Bahia, os companheiros exaltam suas lideranças históricas como a do jornalista, membro da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e ex-presidente do sindicato baiano José Mutti de Carvalho. Em Sergipe, estaremos reverenciando personalidades como Waldemar Piedade que também foi membro da ANL e um dos fundadores do sindicato sergipano", destaca José Souza
“Desde o início deste mês, o jornal impresso, site e a rádio online Resistência estão rememorando alguns desses episódios históricos”, afirma a secretária de Comunicação do SEEB/SE, Ivânia Pereira.
Sindicato dos Bancários de Sergipe completa 80 anos
14/07/2014 -
Outras Notícias