Socorro: Conselheiros participam de aula inaugural
Foto ilustrativa
Foto ilustrativa
Ascom
05/08/2014 -

Na manhã dessa segunda-feira (04), a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Educação, realizou a aula inaugural da primeira turma do curso de Formação para Conselheiros de Escolas da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no auditório do SESC, do Marcos Freire II, e contou com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e da Coordenação Estadual do Fortalecimento do Conselho de Escola.

 

Os 55 conselheiros de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras e Pirambu, fazem parte da primeira turma e terão o curso com carga horária de 40 horas, sendo 28 horas à distância e 12 horas presenciais. O diretor de gestão escolar e controle social de Socorro e membro da comissão estadual do fortalecimento do conselho de escola, Agnaldo Pinheiro, explicou o objetivo do curso.

 

“Os Estados têm aderido ao programa e Sergipe está dentro desse compromisso de fortalecer os conselhos das escolas. Hoje estamos oficializando e nosso objetivo é que eles discutam como é a educação no setor administrativo e pedagógico, trazendo o conhecimento de como funciona. Vale ressaltar que são 600 conselheiros somente em Socorro e esta é apenas a primeira turma. A administração das escolas será ainda melhor tendo conselheiros capacitados para fiscalizar”, enfatizou Pinheiro.

 

A tutora da turma, Professora Leila Zilene de Farias, destacou o número de participantes de Nossa Senhora do Socorro. “Neste primeiro encontro vamos mostrar o objetivo do curso, o ambiente online para as aulas à distância e fazer a apresentação da metodologia e forma de avaliação. Estamos felizes com o quantitativo de bolsistas participantes. Este curso tem grande importância para os conselheiros de educação. Nossa Senhora do Socorro tem o maior número de representantes e se torna polo do encontro”, explicou Leila.

 

O conselheiro e professor da rede municipal de ensino, José Aldair Alves, aprovou o curso e faz questão de participar. “Antes íamos para sala de aula fazíamos nossa parte como professor e ia embora, a partir do conselho isso mudou e estamos engajados em fiscalizar e trazer melhorias para nossa escola. O conselho tem esse papel de ter um olhar crítico para o funcionamento da escola. Faço questão de participar do curso, pois traz ainda mais conhecimento para saber administrar, participar do funcionamento de forma ativa. Essa é uma nova era que traz benefícios para melhoria da educação. É muito importante participar do conselho e da gestão escolar”, disse.