Na quarta-feira, 30, a equipe técnica do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Brasília realizou uma vistoria no Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT) de Nossa Senhora do Socorro. Além de avaliar o atual posto, localizado no conjunto João Alves, o MTE visitou as futuras instalações do NAT, situado no Shopping Prêmio, no conjunto Marcos Freire I.
Analisar a estrutura, sistema operacional adequado, qualidade do serviço de atendimento prestado, produção, acessibilidade e todos os requisitos necessários para o funcionamento propício ao posto. Foi com esta iniciativa que a equipe se deslocou da capital brasileira para o estado de Sergipe. Dessa forma, a primeira visita foi no atual ponto do NAT no conjunto João Alves, onde fora constatado uma grande demanda de atendimento o que corrobora na importância desse serviço aos socorrenses.
Segundo a técnica de Avaliação do MTE, Débora Dias Araújo, o ponto NAT de Socorro está em processo de transferência. “O que percebo é que com o novo ponto no Shopping Prêmio os benefícios aos trabalhadores vão ser maiores. Um item positivo é a proximidade do posto do MTE. Então, aqueles atendimentos que são considerados mais delicados do NAT podem ser encaminhados de imediato ao MTE, que vai facilitar a vida do trabalhador no processo de ir e vir”, pondera.
O balanço do serviço completo fornecido por Socorro ainda não foi finalizado, mas pode ser avalizado de forma positiva. “Na verdade, não posso dar a avaliação de um todo, se o processo ainda não foi realizado. Não tenho como verificar em relação à estrutura, ao método de atendimento como está se dando. A única garantia é que a transição que está sendo realizada pelo município é muito positiva, pois o atendimento vai ser melhorado e ampliado de 7h30 as 16h”, comenta sobre as futuras instalações do NAT.
NAT de Socorro
De acordo com diretor do NAT, Marcos Ressurreição, todas as medidas apontadas pelo MTE serão avaliadas, analisadas e cumpridas pela equipe técnica da Prefeitura de Socorro. “Temos o dever de prestar bem os serviços aos trabalhadores do município, pois estamos num desenvolvimento constante de geração de emprego”, diz.
Conforme dados do NAT, somente no mês de junho, foram encaminhados 1.686 trabalhadores para os postos de trabalho nas empresas cadastradas, como Alma Viva, Yazaki, Boticário, Francisca Costura, Condomínio Vivendas Tropical, Leite de Rosas, Escurial, Industrial Avila e Distribuidora Andrade. “Conseguimos colocar 506 trabalhadores com carteira assinada nas profissões de telemarketing, auxiliar de produção, vendedor, costureira, porteiro, motorista e repositor”, conclui.