Tecnologias digitais provocam mudanças no ensino
25/07/2014 -
As tecnologias, que estão cada vez mais presentes no cotidiano das salas de aula, vêm provocando transformações nas tradicionais metodologias de ensino. Ainda que lentamente, essas mudanças já podem ser sentidas, e o principal desafio do setor é adaptar profissionais às novas formas de entrega de conteúdo. De acordo com o reitor da Unesa e diretor da pesquisa da Universidade Estácio de Sá, Ronaldo Mota, o simples processo de aprendizagem utilizado atualmente já não funciona mais. O assunto foi discutido durante palestra no I WorkShop Inovação e Educação, que ocorreu no Rio de Janeiro.
Ronaldo Mota explica que a nossa sociedade está saindo de um mundo basicamente analógico em direção a um mundo totalmente digital, um fator que causa consequências profundas na nossa forma de ensinar e aprender. “A maneira na qual estruturamos o processo de aprendizagem no qual o professor ministra um conteúdo visto pela 1ª vez pelo estudante, que toma nota e vai para estudar, é um simples processo que não funciona mais. Ele gera desestímulo, evasão e baixa qualidade”, destaca.
Ronaldo revela que processo de aprendizagem começa na escola, mas não deve se limitar prioritariamente a este espaço. “O ideal é que os alunos tenham antes da aula, acesso mínimo ao conteúdo, e, portanto estejam razoavelmente inteirados do tema. A hora, o local, como e quando ele vai acessar o conteúdo fica a critério dele. Você foge da ideia de que o aprendizado começa a ocorrer dentro da escola e acaba quando o professor o aluno vai embora ou o professor encerre sua fala”, diz.
O especialista destaca que o mundo caminha na direção de um fato inédito no qual a informação será totalmente disponível, instantaneamente acessível e gratuita. “Deixa de ter relevância o fato de você deter a informação. O grande desafio é preparar a pessoa para que ela saiba o que fazer com a informação e preparar profissionais para esse novo ciclo que tem como característica a inovação”.
Corpo docente
Embora as novas tecnologias tenham atingido a relação entre professor e aluno, Ronaldo Mota destaca que o docente ainda é o principal motivador dos alunos. “Ele transcende e é posterior a aula e isto é feito via tecnologia, vinculando alunos e corpo de professores em ambientes virtuais de aprendizagem”.
Ainda assim, para o especialista, os professores não sabem e não vão aprender a criar os ambientes virtuais porque há uma certa resistência em aceitar inovações. “Criar esse ambiente é dificílimo para os mais velhos e facílimo para os mais jovens. Há resistência, a mudança é uma radicalidade enorme, mas o tempo passa, o mundo gira e as tecnologias serão incorporadas com naturalidade”, comenta Mota.
Apesar dos conflitos, a figura do professor continua sendo de fundamental importância, conforme observa Ronaldo. “Os professores são úteis, relevantes, merecem prestígio, mas precisam ter tolerância. Ao contrário da ideia atual de que o professor sozinho é dono do espetáculo e decide o conteúdo e a metodologia, agora teremos equipes responsáveis pelo processo de aprendizagem no qual o professor é muito importante, só não é o único”, finaliza.
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