“EU AMO SANTO AMARO”
A população do município de Santo Amaro deu exemplo de cidadania e foi às ruas protestar – pacificamente – contra a aprovação da Lei Orçamentária 2015 da Prefeitura. Os moradores não se conformam com o posicionamento dos parlamentares de oposição, que tomaram algumas decisões que podem prejudicar o futuro da cidade.
Entre os principais pontos destacados pelos moradores estão a redução de R$ 36 milhões para R$ 24 milhões no recurso estimado para a Prefeitura, um corte que vai diminuir os recursos das secretarias e comprometer, inclusive, o pagamento dos salários dos servidores municipais.
Os parlamentares de oposição extinguiram, ainda, duas secretarias: Meio Ambiente e Agricultura. O pior desta decisão é que ela não é uma competência legam do Poder Legislativo, sem falar que a pasta da Agricultura, por exemplo, é considerada essencial, uma vez que 40% da população vivem do campo.
São 11 assentamentos de sem-terra e várias pequenas propriedades voltadas à agricultura familiar. Outro ponto que deve ser lembrando: é através desta secretaria que a Prefeitura já conseguiu novas máquinas para o município e com previsão de mais equipamentos em 2015. A oposição também aprovou apenas 5% de remanejamento orçamentário, sendo que este ano o percentual foi de 80. Com essa nova realidade, a prefeitura terá que se adequar e tomar medidas duras, como a demissão de todos os contratados já a partir do dia 30 de dezembro.
NOTAS
MELHOR SENADOR I
A edição de Veja, que circulou no país nesse fim de semana, publicou uma pesquisa que analisa o trabalho dos senadores e deputados federais. No topo da lista, destaque para o senador sergipano Eduardo Amorim (PSC) que obteve a nota máxima (10) sendo, desta maneira, o melhor parlamentar do Senado brasileiro. Segundo a revista, os critérios utilizados para a escolha dos senadores e deputados federais que mais trabalharam em 2014 foi o desempenho em eixos importantes de atuação como o trabalho por uma carga tributária menor e mais simples, mais infraestrutura, melhor gestão do gasto público e sistema educacional racional e eficiente, dentre outros.
MELHOR SENADOR II
“Em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), Veja se debruçou sobre proposições de maior relevância entre as centenas de projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram na Câmara e no Senado em 2014. O senador Eduardo Amorim apresentou 56 Projetos de Lei e seis (6) Projeto de Emenda a Constituição que foram inseridos nos nove eixos de atuação adotados pela Veja, como por exemplo, carga tributária menor, mais simples e sem imposto em cascata; já em outros projetos o parlamentar atuou no combate à corrupção.













