_RECURSOS PARA SAÚDE
Na manhã de ontem (28) o deputado federal Fábio Reis (PMDB) e o presidente da Codise, Sérgio Reis, se reuniram com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para pedir celeridade na liberação de recursos para diversos municípios do estado de Sergipe.
O parlamentar, vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados, também levou ao ministro um convite formal do governador de Sergipe, Jackson Barreto, para que Castro visite o estado no fim de novembro, quando o governo fará a entrega de quinze ambulâncias para o SAMU e dará ordens de serviço para obras de ampliação do Hospital João Alves Filho e, ainda, visitará as obras do curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe, no campus de Lagarto.
O ministro Marcelo Castro afirmou que faz questão de estar presente nas solenidades e de prontidão solicitou que a data fosse marcada.
Fábio Reis solicitou ao ministro que concretize um acordo firmado ainda pelo ministro Padilha, que consiste em aumentar o valor do teto do Fundo Estadual de Saúde em R$ 5 milhões para que o governo possa custear os novos serviços de urgência e emergência.
De acordo com o deputado “o governo cumpriu sua parte e há mais de um ano foi implantado para dar melhor resolutividade aos hospitais regionais e aumentou, de forma substancial, a oferta de serviços, a capacidade instalada nos hospitais e suas despesas”, afirmou. “Agora cabe ao ministro cumprir sua parte para custear parte desses serviços”, completou.
“Peço atenção especial ao problema, Sr. Ministro, visto que a saúde passa hoje por um processo de desfinanciamento gritante”, disse. O parlamentar ressalta que o problema afeta contas de estados e municípios e pode refletir em uma piora do atendimento à população mais carente em curto espaço de tempo.
VEÍCULO PARA ASSISTÊNCIA
Com o objetivo de melhorar os serviços prestados à comunidade, a Prefeitura de Brejo Grande adquiriu um veículo zero quilômetro, que reforçará os atendimentos prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A aquisição foi feita com recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), do Programa Bolsa Família, e com a contrapartida da Prefeitura. O carro será utilizado exclusivamente pelas equipes da SMAS para ampliar os serviços prestados aos beneficiários do Programa Bolsa Família, otimizando os trabalhos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e também do Centro de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) em suas áreas de atuação, tornando assim o atendimento mais ágil e dando mais comodidade aos funcionários e população assistida.
EDUCAÇÃO PERMANENTE
A prefeitura de Pacatuba realizou na última terça-feira (27) a 5º Educação Permanente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com o tema bolsa família. O evento consta na programação de comemoração ao dia dos ACS, que foi celebrado no dia 04 deste mês. A secretária de Saúde, Maria Jairlene Cardoso, conta que essa foi uma homenagem por parte dos gestores municipais aos ACS. "Visamos reconhecer o trabalho de cada categoria profissional, pois assim fomentamos uma administração maia humana e feliz" , declara.











