Abastecimento é garantido para povoados de Santa Luzia do Itanhy

14/09/2017 às

Santa Luzia do Itanhy possui cinco sistemas de abastecimento do programa ‘Água para Todos’. Com a água proveniente de poços artesianos, via chafarizes ou redes de distribuição pré-existentes interligadas aos novos sistemas, hoje são abastecidas 494 pessoas nos povoados Bom Viver, Bonfim, Cambui e no Assentamento Cleonice Alves. Em fase de conclusão nas obras da rede de distribuição, uma quinta unidade vai atender mais 238 pessoas no Povoado Mangabeira. Em Sergipe, o convênio entre governo do Estado e Ministério da Integração Nacional (MIN) é executado pela Companhia de Desenvolvimento de recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).


Instalando sistemas de abastecimento de água em Sergipe, o programa até agora atendeu 3.752 pessoas, em 23 localidades rurais de Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Estância, Indiaroba, Itaporanga D’ajuda, Japaratuba, Japoatã, Salgado, Santa Luzia do Itanhy e São Francisco. Em outros 17 povoados, nesses municípios e também em Frei Paulo, Ilha das Flores, Muribeca, Riachão do Dantas, Santana do São Francisco, São Cristóvão, Siriri e Tomar do Geru, há unidades prontas para começar a fornecer água, restando apenas a ligação à rede elétrica para por em funcionamento às bombas de captação e, em algumas das unidades onde se fez necessário, dessalinizadores e filtros de ferro.

Serão 107 localidades, em 29 municípios sergipanos, recebendo água para consumo humano, a um investimento federal de R$ 14,4 milhões, somando à contrapartida estadual de R$ 720 mil. Serão mais de 5.000 famílias sergipanas beneficiadas com água própria para o consumo humano, residentes em povoações rurais distantes das redes convencionais de distribuição de água e selecionadas a partir de levantamento socioeconômico independente, licitado pela Cohidro.

Diretor de Infraestrutura da Cohidro, Paulo Henrique Machado Sobral, explica trabalho de avaliação da situação socioeconômica das comunidades solicitantes por novos sistemas de abastecimento. “Foram 144 localidades rurais, em 29 municípios, que fizeram pedidos para novos poços, por meio das prefeituras, associações comunitárias e outras entidades governamentais. Destes, saíram as 40 selecionadas da primeira etapa, a partir de criterioso levantamento designado pelo MIN. Concluída esta etapa, teremos mais 67 localidades a serem selecionadas, para começar as perfurações de poços da segunda etapa do ‘Água para Todos’ em Sergipe”, comenta. Ele avalia que ainda neste semestre ocorra o fim das obras da etapa inicial.