Ações da Atenção Básica proporcionam melhorias da Saúde de Laranjeiras

07/04/2016 às

A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem garantidos melhorias na rede de Atenção Básica do município. São reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS), eventos de promoção e prevenção a saúde em diversas áreas, equipamentos novos para as UBS, proporcionando aos usuários melhor qualidade nos atendimentos.

 

A atenção básica em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

 

A secretária municipal de Saúde, Rosiane Gomes, destaca os trabalhos realizados pela pasta. “Diante da organização que é composta a Atenção Básica do município de Laranjeiras. Nós tivemos grandes e significativas mudanças na questão da promoção e prevenção de saúde. Trabalhamos bastante em eventos onde levamos a população a ter uma reflexão sobre sua própria saúde”, disse Rosiane.

 

Eventos de prevenção a saúde

 

A Secretaria de Saúde realizou ações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e o retorno foi significativo. “Realizamos eventos distribuindo os preservativos femininos e masculinos e orientando essas pessoas da importância do uso, para que possamos reduzir o número de casos de sífilis congênita e de Aids no município. Com essa ação nós conseguimos reduzir o número de casos de 2013 para 2014”, explica a coordenadora de Atenção Básica,  Marilene Dórea.

 

Marilene enfatiza que com os trabalhos realizados foi possível reduzir o número de casos em mais de 50%. “Em 2013 tínhamos 13 casos e reduzimos para 4 casos em 2014. Então tivemos um resultado bastante positivo com essa ação. Uma grande ação também realizada pela Secretaria de Saúde, foi uma campanha de hanseníase atingindo a meta de 80% de medicação contra as verminoses nas escolas juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE)”, diz.

 

Outras ações desenvolvida pela pasta foram as destinadas a hipertensos e diabéticos, com o intuito de orientar e disponibilizar um melhor acompanhamento dos pacientes. “Várias outras ações destinadas a hipertensos e diabéticos, acompanhando e atualizando o cadastro dos novos casos, fazendo uma busca ativa desses pacientes, justamente, para podermos dar um acompanhamento muito melhor e proporcionar uma melhor qualidade de vida”, enfatiza Marilene.

 

Além das ações destacadas, a Atenção Básica realiza campanhas de vacinação e eventos como Outubro Rosa e Novembro Azul, estes últimos são de prevenção ao câncer de mama e próstata respectivamente. 

 

Novas UBS

 

A coordenadora destaca a construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde na cidade. São 12 unidades distribuídas entre a cidade e povoados. “Estamos construindo mais uma Unidade Básica de Saúde, desta vez no povoado Mussuca. É um prédio novo, que está em fase de conclusão e estamos reformando a UBS José Muniz Barreto no Centro. Durante essa gestão todas as UBS passaram por reformas, alguns reparos e melhorias na estrutura física para melhor atender os usuários”, afirma.

 

Marilene destaca mais um benefício prestes a ser entregue a população. “Estamos prestes a entregar a Academia da Saúde, ainda nesse primeiro semestre. Ampliamos a UBS de Pedra Branca para receber mais uma equipe. Em 2014 houve a reinstalação da base do SAMU e instalação da base do SAM (Serviço de Atendimento Móvel). Reformamos o Centro de Fisioterapia dando acessibilidade ao usuário. Tivemos a aquisição de equipamentos permanentes para as UBS, como desfibrilador e implantação do programa Telesaúde trabalhando a capacitação permanente dos profissionais”, conclui a coordenadora.