Agente penitenciário baleado em rebelião está em situação estável
A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) divulgou nesta segunda-feira (24) um novo boletim médico do agente penitenciário José Lenildson Gomes da Silva, de 53 anos. Ele está internado no setor de enfermarias do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju. O paciente está com um quadro clínico estável, consciente e orientado, mas sem previsão de alta.
José Lenildson foi ferido por presos durante uma rebelião no Presídio Regional Senador Leite Neto, no município de Nossa Senhora da Glória na sexta feira (22). Ele foi encaminhado para o Hospital Regional da cidade com ferimentos provocados por tiros de arma de fogo no tórax e abdômen, de lá ele foi transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Huse. Segundo a FHS, Lenildson foi submetido a uma cirurgia e se recupera bem.
O ataque aos agentes penitenciários resultou ainda na morte de Antônio Nascimento Nogueira. Ele foi baleado no abdômen e tórax, foi atendido em situação de choque hipovolêmico, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu ainda no Hospital Regional de Glória. Outro agente, Antônio Brasiliano da Costa, sofreu ferimentos leves foi liberado após avaliação médica.
Entenda o caso
Vinte presos fugiram do Presídio Regional Senador Leite Neto, em Nossa Senhora da Glória, no Sertão de Sergipe, na noite de sexta-feira (21). Eles atraíram os agentes dizendo que um detento estava passando mal, os renderam com barras de ferro e pegaram as armas deles. Em seguida, fugiram pela porta da frente após troca tiros com outros agentes. A fuga ocorreu por volta das 21h.
De acordo com a polícia, os presos escaparam em um veículo e em uma ambulância roubados de um hospital que fica a 200 metros do presídio. A ambulância capotou, mas os presos conseguiram fugir. Já o veículo foi encontrado abandonado próximo em uma região de matagal.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que foram recuperadas três armas de fogo que teriam sido utilizadas pelos fugitivos, sendo uma espingarda calibre 12, uma pistola ponto 40 e um revólver calibre 38. Um tipo de espada também foi encontrado logo após a fuga em massa.
Até a manhã desta segunda-feira (24) apenas dois fugitivos foram presos novamente, um deles foi ferido no tiroteio, decidiu se entregar e foi encaminhado a um hospital onde passou por procedimento cirurgico e passa bem. O outro foi recapturado no iníco da noite de sábado (22) próximo ao município de Feira Nova.
De acordo com a assessoria da SSP, a Polícia Militar continua realizando buscas na região do Médio e Alto Sertão sergipano. “Militares do Comando de Operações Especiais (COE), do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (Pepac) e do Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati) estão empenhados na captura dos 18 foragidos que ainda restam. Diversas companhias dos batalhões trabalham nas divisas do estado com Alagoas e Bahia e nas estradas vicinais para evitar que esses fugitivos saiam de Sergipe”, afirma o assessor Renato Nogueira.
