Agentes de Saúde de São Cristóvão recebem capacitação
Cerca de 120 Agentes de Saúde do município de São Cristóvão serão capacitados pelos gestores das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). A capacitação é uma exigência do Ministério da Saúde (MS) e tem o objetivo de melhorar a qualidade do serviço realizado por esses profissionais durante o cadastramento da população atendida pela rede pública de saúde.
Todos os municípios brasileiros precisar realizar o curso de aprimoramento com os seus trabalhadores até o próximo mês de novembro, data limite para que todas as unidades de saúde do país já estejam utilizando de forma plena a plataforma e-SUS AB. O programa é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações dos pacientes em todo o país.
Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um Sistema Único de Saúde (SUS) eletrônico.
Em São Cristóvão os cursos de capacitação foram fracionados em três blocos, para melhor atender os servidores. Para a coordenadora do programa PSF do município, Mara Caroso, a capacitação chegou em excelente hora e foi muito bem recebida pelos agentes. “O programa é um pouco complexo e uma novidade, por isso os nossos trabalhadores estavam encontrando várias dificuldades em manusear. Agora estamos alinhando tudo e sanando todas as dúvidas para executar um trabalho ainda melhor”, garante.
Mara destaca ainda que o sucesso da capacitação trará enormes benefícios à população. “Um deles é a garantia de um levantamento real e organizado dos dados do MS, além é claro da garantia da chegada de recursos para a saúde do município, pois sem esses dados completos e em dia, nós corremos o risco de perder os repasses que chegam do Governo Federal destinados à saúde. Dessa forma conseguimos desempenhar um papel muito mais consistente e abrangente no município”, explica. As capacitações de pessoal terminam na próxima terça-feira, 21.











