Agricultores são capacitados sobre educação ambiental no campo em Japaratuba
Pensando em preparar cada vez mais os trabalhadores rurais para o manejo adequado de seus produtos, a Prefeitura de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, promoveu mais uma capacitação para os produtores do município. Desta vez, o curso ofertado abordou o manejo de resíduos sólidos no campo, tendo como foco central a educação ambiental nas áreas rurais.
O preparatório ocorreu durante dois dias (29 e 30) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na sede da cidade, e contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas, entre agricultores e profissionais da Secretaria. Ofertado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o curso contou com apresentação de ementa, detalhamento do processo de manejo e descarte correto dos produtos usados no campo, esclarecimento das leis, entre outros tópicos.
“A capacitação vem para mostrar aos agricultores que, todo o material usado para plantação, a exemplo de embalagens de agrotóxicos, deve ser descartado de forma correta, evitando danos ao meio ambiente. A maioria costuma jogar estes resíduos junto com o lixo comum, e isso não é permitido. Até porque existe um local apropriado para onde esse tipo de produto deve ser encaminhado”, explicou Francisco Rodrigues Júnior, tecnólogo em Segurança do Trabalho do Senar.
O profissional destacou que o curso tem como finalidade alertar os homens do campo sobre as responsabilidades de cada um com o meio ambiente. “Quando a lei que proíbe o descarte incorreto de materiais no campo foi criada, em agosto deste ano, começamos a explanar para os agricultores em diversos municípios. Até porque a usina de reciclagem já existe, mas o processo de separação deve ser feito pelo próprio agricultor. Então, para que eles comecem a praticar, precisam estar cientes de que eles também são multiplicadores na proteção do meio ambiente”, salientou.
Para o secretário de Agricultura de Japaratuba, Albert Moura, o preparatório foi extremamente importante para os homens do campo. “A maioria não tinha noção de que essas pequenas ações podem ser decisivas, inclusive, para os produtos que são cultivados em suas terras. Com o curso eles passaram a entender que a separação dos resíduos no campo também é fundamental, tanto para o meio ambiente quanto para eles. É importante lembrar que todos os participantes serão certificados e que a capacitação foi incentivada pelo próprio prefeito, Hélio Sobral Leite”, pontuou.
