Alta movimentação turística impacta segmentos hoteleiro e de bares e restaurantes em Canindé

03/02/2026 às 12:30:33
Empreendimento em Canindé teve lotação máxima / Foto: Max Carlos/Setur

Os segmentos hoteleiro e de bares e restaurantes em Canindé de São Francisco, no sertão sergipano, estão vivendo um momento histórico do turismo local. No início do Verão 2026, empreendimentos que fazem parte da Rota do Cangaço têm atingido a capacidade máxima de lotação. Vale destacar que em 30 anos de existência do destino turístico esta é a primeira vez que esses empreendimentos obtêm tal resultado simultaneamente, refletindo o crescimento expressivo do fluxo de turistas e visitantes no estado, que vão ao município atraídos, em especial, pela exuberância do Cânion de Xingó, o 5º maior cânion navegável do mundo.

A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, ressalta que esta conquista é fruto do trabalho contínuo de fortalecimento e valorização do destino Sergipe como um todo, não se limitando à capital, Aracaju. Assim, ela comenta, esse marco em Canindé de São Francisco comprova que investir na regionalização do turismo amplia o portfólio de opções para o turista, gerando resultados concretos.

“O sertão sergipano tem identidade, potencial econômico e é diverso, pois reúne atrativos únicos e múltiplos, que vão desde as belezas naturais, como o já conhecido Cânion de Xingó, passando pelas riquezas histórico-culturais, com a Rota do Cangaço, e pela gastronomia, e até com oportunidades de negócios. Por isso, a estratégia de interiorização do turismo vem gerando tantos impactos positivos para o setor. Isso está sendo reconhecido pelos visitantes e turistas, com reflexo direto no fortalecimento da economia local”, destaca a secretária.

Empresários do setor comprovam isso, a exemplo  de Kátia Gadelha. Ela ressalta que o aumento da demanda foi impulsionado pelo período de férias, já que o mês de janeiro historicamente apresenta alta taxa de ocupação, especialmente nos finais de semana, quando a média chega a cerca de 95%. Por isso, o registro de lotação máxima no segmento hoteleiro é motivo de muita comemoração e estratégias que mantenham a qualidade do atendimento. “Para atender à demanda foi necessário reforçar a equipe, garantindo um melhor atendimento aos visitantes", disse. Além disso, Kátia Gadelha também avalia que essa alta movimentação turística abre caminhos para novos investimentos.

Marco histórico

Os gestores públicos observam que essa novidade contribui para a consolidação de Canindé de São Francisco como um dos principais polos turísticos do interior de Sergipe. O prefeito Machadinho Barbosa, por exemplo, avalia como um marco histórico o fato de o hotel, os restaurantes e todos os empreendimentos turísticos operarem com lotação máxima, confirmando o fortalecimento da Rota do Cangaço, a consolidação dos empreendimentos locais e o êxito das ações do Governo de Sergipe, por meio da Setur, quanto à valorização e fortalecimento do turismo.

Esse movimento, Machadinho Barbosa argumenta, comprova que Canindé está consolidado como um destino turístico estratégico não apenas no interior de Sergipe, mas também no Nordeste e em âmbito nacional. “Isso é resultado direto do fortalecimento da nossa Rota do Cangaço, da qualificação dos serviços e do crescente interesse de visitantes, turistas e até nativos da nossa região, o que tem impulsionado a economia local, com destaque para a excelente taxa de ocupação hoteleira”, frisa.

O secretário de Turismo de Canindé de São Francisco, Erasmo Marinho Filho, também destacou que o início do ano tem sido marcado por um fato inédito no município, com hotéis, pousadas e restaurantes operando com lotação máxima, o que reflete diretamente no aquecimento da economia local. Segundo ele, o cenário foi resultado de um conjunto de esforços que envolve investimentos da gestão municipal e o apoio do Governo do Estado. “A gente vê isso com os olhos brilhando de felicidade e alegria. São hotéis, pousadas e restaurantes lotados, a economia girando, mais emprego sendo gerado. Quando o turismo vai bem, todo esse complexo se movimenta”, afirma.

Erasmo Marinho ressaltou também a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Setur, que tem contribuído para direcionar os olhares para Canindé. “O resultado é um superávit, o turismo bombando na alta estação, beneficiando tanto a gestão pública quanto a população, com geração de emprego e renda”, completou. Ele destacou ainda o fortalecimento não apenas do turismo de lazer, mas também do turismo de negócios, esportivo e do ecoturismo no município.

O turismólogo Carlos Moisés também reforça que o município vive um novo momento no setor, marcado pelo crescimento expressivo do fluxo turístico, resultado dos investimentos do Governo do Estado e da Prefeitura, especialmente nas ações de promoção do destino em feiras nacionais, o que amplia a visibilidade e evidencia o potencial da região. Ele acrescenta que esse avanço também reflete os investimentos dos empresários locais, com a expansão da hotelaria, o aumento das opções gastronômicas e as melhorias nos complexos turísticos, a exemplo das estruturas dos restaurantes à beira do Rio São Francisco.

“Sem dúvida o trabalho conjunto de organização do destino, capacitações, cursos e realização de famtours [visitas de familiarização do agente de viagem para conhecer o destino] promovidos pelo Governo de Sergipe, por meio da Setur, em parceria com a Emsetur [Empresa Sergipana de Turismo] e a ABIH/SE [Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe], além das parcerias com operadoras de turismo, agentes de viagens e guias de turismo, contribuiu para que Canindé passasse a ser comercializado em todo o Brasil. Assim, consolida o município como um destino em ascensão, o que fortalece a economia local, gerando emprego e renda, estimulando a qualificação profissional e promovendo melhorias reais na qualidade de vida da população”, informa Carlos Moisés.

O prefeito de Canindé, Machadinho Barbosa, evidencia ainda que a Prefeitura mantém parceria permanente com empresários do trade turístico, por meio do diálogo institucional, do apoio à qualificação dos serviços, do incentivo aos empreendimentos locais e das ações conjuntas de promoção dos atrativos da cidade, com foco na geração de emprego e renda e no desenvolvimento sustentável do turismo. “Vêm muito mais ações positivas pela frente”, avisa, aproveitando para agradecer ao Governo do Estado, por meio da Setur, pela parceria, atenção e apoio ao município de Canindé de São Francisco.

 

 

Fonte: Setur