Alta resolutividade marca atuação dos Hospitais Regionais no último final de semana

27/10/2015 às

Os Hospitais Regionais administrados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), têm assumido um importante papel na descentralização do serviço público de urgência e emergência, assegurando o atendimento regionalizado em todo o estado. Neste final de semana, foram 598 atendimentos nas especialidades de clínica médica e pediatria, somente na unidade de Nossa Senhora do Socorro.

Segundo a superintendente, Genisete Pereira, nos últimos três dias, somente dois pacientes necessitaram de transferência para outras unidades. “Foram casos isolados, de alta complexidade. Todos os outros foram resolvidos dentro do padrão ofertado no Hospital Regional de Socorro”, esclarece.

A maternidade da unidade também teve um final de semana resolutivo: foram 47 atendimentos e nenhuma transferência de pacientes.

“Além disso, realizamos oito partos e quatro curetagens, de sexta a domingo”, informa a gestora do Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, que atribui o quadro positivo, especialmente, "às condições adequadas de trabalho com equipes completas para os plantões e profissionais que procuram oferecer o melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)".

Estância e Glória

No Sul de Sergipe, o Hospital Regional Jessé de Andrade Fontes, no município de Estância, atendeu a 145 pacientes de emergência na sexta-feira, 145 no sábado e outros 126 no domingo, dia de menor movimento. Destes, apenas 14 precisaram de internamento e não houve remoção.

Já em Nossa Senhora da Glória, foram contabilizados 607 atendimentos nos últimos três dias, além de 599 altas. A superintendente da unidade, Dejane Santana, destaca alguns dados.

“Assim como no final de semana passado, registramos casos de acidente de moto: cinco no total. Também deram entrada um paciente vítima de agressão física e outro ferido por arma de fogo. Apenas este último precisou ser transferido”, detalha a gestora.