Ameaçado de extinção, Peixe-boi que vive no litoral de Sergipe já sobreviveu a mais de 30 acidentes

04/02/2026 às 12:45:29
Peixe-boi Astro — Foto: Acervo FMA

O peixe-boi Astro, de 34 anos, que vive no litoral de Sergipe, já sobreviveu a mais de 30 acidentes aquáticos ao longo da vida, de acordo com a Fundação dos Mamíferos Aquáticos (FMA). Considerado um animal ameaçado de extinção, recentemente Astro foi mais uma vez atropelado por uma embarcação.

Segundo a médica veterinária e presidente da FMA, Jociery Parente, o último atropelamento representa um risco crítico imediato à vida do Astro, em razão da profundidade e extensão dos ferimentos e da possibilidade de infecções secundárias.

“Do ponto de vista mais amplo, o episódio representa um impacto negativo sobre o equilíbrio do ecossistema, uma vez que o peixe-boi exerce papel importante na dinâmica da vegetação aquática e na saúde dos ambientes costeiros e estuarinos”, explicou Jociery.

Ainda segundo ela, por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, com população reduzida e fragmentada, Astro é um animal extremamente raro.

Estima-se, de acordo com especialistas, que atualmente existam cerca de 1000 peixes-bois-marinhos no litoral do Brasil, concentrados majoritariamente na região Nordeste e distribuídos de forma descontínua. Trata-se de uma das populações mais reduzidas entre os mamíferos aquáticos do país.

De filhote a patrimônio cultural

Astro encalhou filhote em 24 de abril de 1991, na praia de Fontainha no Ceará, e foi reintroduzido na natureza em 1994. Ele foi o primeiro peixe-boi-marinho reintroduzido com sucesso na natureza no Brasil.

Considerando esse marco, sua idade é de 34 anos, compatível com a expectativa de vida da espécie, que se estima em 60 anos em condições favoráveis. Ou seja, Astro é um animal maduro e experiente.

Desde agosto de 2025, ele foi reconhecido como Patrimônio Natural de Sergipe pela Lei Nº 9.732 e símbolo da conservação da espécie no Brasil.

Características e hábitos marcantes

  • O peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) é um mamífero aquático herbívoro, de comportamento dócil e se desloca lentamente, próximo à superfície, o que o torna altamente vulnerável a embarcações.
  • Ele habita preferencialmente áreas costeiras rasas, estuários, manguezais e as principais fontes de alimento são capim-agulha e outras fanerógamas marinhas.
  • O peixe-boi-marinho também se destaca pela alta fidelidade a determinadas áreas, utilizadas para alimentação, descanso e reprodução e elevada sensibilidade ao estresse, ruídos excessivos e perturbações humanas.

 

 

Fonte: G1SE