Anuário e boletim de dados mostram crescimento histórico no turismo de Aracaju

09/02/2026 às 13:22:54
Foto: Kaio Espínola

O turismo de Aracaju injetou na economia, em 2025, mais de R$ 365 milhões, o que representa um aumento substancial de 24,3% em relação ao ano anterior, 2024. Os dados estão disponíveis no Boletim de Dados do Turismo e no Anuário publicados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur).

O crescimento também se reflete no mercado de trabalho. Em 2025, o turismo criou mais de mil novos empregos formais, totalizando quase 18 mil carteiras assinadas nas atividades características do setor. Somente entre julho e novembro, o saldo foi de 570 novos postos, demonstrando a confiança do empresariado e a expansão da cadeia produtiva.

O fluxo de visitantes acompanhou esse ritmo. O Aeroporto Internacional Santa Maria registrou 1,37 milhão de passageiros em 2025, alta de 7,1% em comparação a 2024. Em números absolutos, foram mais de 91 mil passageiros adicionais circulando pela capital.

O setor empresarial também ampliou sua confiança no destino. Em 2025, foram movimentados mais de R$ 25 milhões em financiamentos e créditos gerados, volume 15% superior ao registrado em 2024, reforçando a consolidação de Aracaju como ambiente favorável ao investimento turístico.

O diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Qualificação (Deplan) da Setur de Aracaju, Ícaro de Carvalho, aponta que a análise só é possível com o empenho para reunir, por meio de documentos técnicos, a tabulação e mensuração de dados provenientes de mais de 15 fontes diferentes. O que permite enxergar de modo dinâmico e sistêmico a capacidade que a atividade turística tem de transformar a cidade.

“Tanto através do Boletim de Dados do Turismo, que traz luz aos números que refletem o desempenho, como através do Anuário da Secretaria do Turismo, que evidencia os projetos, programas e ações da Setur que contribuem diretamente para o alcance deste crescimento. Trata-se de um novo momento, onde a gestão pública municipal de Aracaju possui corpo técnico capaz de entregar aquilo que nunca foi entregue antes: resultados, mensuração e formalização por meio de documentos técnicos que norteiam as ações do Trade e viabilizam maior assertividade na utilização de recursos”, disse Ícaro.

Turismo dentro de Aracaju

O impacto do turismo vai além da hotelaria e do transporte. A cadeia cultural e criativa também foi diretamente beneficiada, especialmente por meio do projeto Descubra Aracaju. Somente na Praça Tobias Barreto, por exemplo, mais de 100 negócios foram impactados, contemplando cerca de 300 comerciantes, com taxa média de retorno sobre investimento estimada em 61%.

Além do impacto positivo em um equipamento tão significativo para a capital sergipana, como a Praça Tobias Barreto, o Descubra Aracaju também fortaleceu outros pontos, como o Mirante da 13 de Julho, Praia da Cinelândia, Orla do Bairro Industrial e na Orla Pôr do sol. 

Para o secretário de Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, além do impacto econômico, o Descubra Aracaju contribuiu para a revitalização urbana e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento da população. “Ao longo do ano, o projeto se consolidou como uma política pública capaz de ocupar espaços públicos de forma contínua, segura e atrativa, promovendo integração social e acesso democrático à cultura”, afirmou o secretário.

Os dados consolidam 2025 como um ano de maturidade para o turismo da capital. Aracaju se estabelece com planejamento, indicadores consistentes e resultados concretos.

 

Fonte: PMA