APOIO_
Deve ser votada hoje (17), na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do senador sergipano Antônio Carlos Valadares (PSB), que restabelece a obrigatoriedade do Diploma de Jornalista para exercício da profissão.
Para obter o apoio da bancada sergipana, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE) mobilizou a categoria e confirmou o compromisso dos deputados federais com a PEC 206, mais conhecida por PEC dos Jornalistas.
“Esse compromisso assumido pelos nossos deputados federais é a demonstração do respeito que eles têm com a nossa profissão, com os nossos jornalistas, mais principalmente com a sociedade que terá a garantia de um Jornalismo feito por pessoas qualificadas e comprometidas com a ética, os direitos humanos e a democracia”, afirma o presidente do SINDIJOR-SE, Paulo Sousa.
De acordo com o sindicato, os oito deputados federais por Sergipe já se declararam favoráveis à proposta. São eles: André Moura (PSC), Adelson Barreto (PTB), Fábio Reis (PMDB), Fábio Mitidieri (PSD), João Daniel (PT), Jony Marcos (PRB), Laércio Oliveira (Solidariedade) e Valadares Filho (PSB). Além disso, os parlamentares se comprometeram ainda a conversar com seus respectivos partidos para que eles também abracem a causa dos profissionais da imprensa.
“Em nome de todos os jornalistas profissionais de Sergipe, nós agradecemos, desde já, a manifestação de apoio de todos os deputados sergipanos. Todos eles, sem exceção, reconhecem a importância da qualificação profissional e da importância que tem o jornalista na sociedade”, conclui o presidente.
Para ser aprovada, a PEC precisa de pelo menos 308 votos dos 513 deputados federais. A expectativa, segundo pesquisa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), é que a matéria obtenha pelo menos 350 votos. No Senado, a PEC foi aprovada por maioria absoluta, tendo apenas 7 votos contrários no 1º turno e 4 no 2º turno de votação.
A PEC 206 reconhece os direitos adquiridos das pessoas que já atuam na área e possuem registro e reconhecimento junto aos órgãos de fiscalização, como também não exige diploma para o colaborador, assim entendido aquele que, sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização.
PESAR
Os prefeitos de Sergipe, através da Federação dos Municípios do Estado (Fames), lamentam a morte de mais um companheiro da luta municipalista, o prefeito de Santa Luzia do Ithanhy, Paulo César Soutelo, de 62 anos. O gestor estava internado no Hospital Dr. Jessé de Andrade Fontes, em Estância, e foi vítima de uma parada cardiorrespiratória. A Federação transmite aos familiares e amigos do prefeito os mais sinceros sentimentos, ressaltando o trabalho ético e responsável realizado por Paulo César Soutelo enquanto administrador de Santa Luzia.
INTERDITADA
A partir das 14h de hoje (17) a Polícia Militar, através da Companhia de Policia Rodoviária Estadual (CPRv), estará interditando a rodovia João Bebe Água (SE 065), no município de São Cristóvão para a realização da 32ª corrida cidade de Aracaju. A interdição total será realizada da entrada do conjunto Eduardo Gomes até a entrada da cidade de São Cristóvão.













