Aracaju: Emsurb promove a 18º Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho
Teve início nesta terça-feira, 5 de agosto, a 18º Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), evento organizado pela Coordenadoria de Segurança e Medicina do Trabalho da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). As atividades que envolvem palestras e orientações sobre segurança do trabalho estão sendo realizadas no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e seguem até a próxima quinta-feira, 7.
A gerente administrativa da Emsurb, Eliane Nunes da Silva, fez a abertura do evento e destacou as ações e os esforços do órgão na melhoria da segurança dos trabalhadores. "Este ano, serão três dias de discussões e orientações sobre segurança no trabalho. Nenhuma empresa pública e particular está livre de ser alvo de acidentes, que muitas das vezes acontecem por falha humana, por isso, é de extrema importância a colaboração dos funcionários com a segurança durante as suas funções, já que o órgão investe nesta área. A Sipat é um evento que valoriza o servidor", destacou.
Durante a semana serão desenvolvidas várias atividades como ginástica laboral, palestra de segurança no trânsito com o apoio da SMTT, palestra sobre a prevenção de diabetes e seus efeitos e a prevenção do câncer de mama, dinâmicas, teatro da coleta seletiva, entre outros.
A coordenadora de Segurança e Medicina do Trabalho, Maria Amália Ribeiro, destacou que a ação tem o reconhecimento dos funcionários. "Reunir os funcionários da empresa para discutir diversos temas de seu interesse e analisar as causas e as consequências dos possíveis acidentes e doenças decorrentes de trabalho, possibilitando medidas para eliminá-los ou minimizá-los, é o nosso papel, e o projeto deu tão certo que estamos na 18° edição anual com a aprovação dos envolvidos", ressaltou.
O funcionário José Carlos dos Santos prestigiou a ação. "Faço questão de participar todos os anos do evento, a partir dele percebemos o quanto é importante a prevenção e o cuidado com a saúde no trabalho", afirmou.
