Aracaju mais limpa: força tarefa montada pela PMA reduz descarte irregular de resíduos da construção civil
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) está empenhada em mostrar que é possível ter uma Aracaju mais limpa quando os gestores unem forças em prol do meio ambiente e coletividade. Após inúmeras reuniões ocorridas durante este primeiro mês do ano, na sede da Sema, com a comissão que compõe a força tarefa de repressão ao descarte de resíduos da construção civil e volumosos (RCCV's), já é possível notar a mudança no cenário ambiental de Aracaju. O cenário animador foi apresentado em relatório durante reunião ocorrida na manhã de ontem, 27, na sede do órgão ambiental. A reunião foi presidida pelo secretário da pasta Eduardo Matos.
"Desde o dia 7 de janeiro essa comissão tem se reunido periodicamente para minimizar os impactos deixados pela falta de sensibilização da população que até então descartava seu material de construção civil e volumosos indevidamente. Agora temos uma mudança de pensamento dessa mesma sociedade e isto nos anima. Ontem, tivemos um relatório positivo com aumento na solicitação de caixas coletoras pela população e com terrenos baldios devidamente cercados, murados e limpos", pontua o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.
De acordo com o diretor do Departamento de Controle Ambiental da Sema, José Rosa Felipe Filho, houve aumento no número de fiscalizações pelo setor. "A Sema, através do Departamento de Controle Ambiental, aumentou o número de fiscalizações e colocamos mais carros para rodar na capital. Com isso, o número de notificações educativas aumentou. Após a última reunião com a comissão as ações seguirão um cronograma no qual haverá operações surpresa", declara.
Paralelamente, às ações desencadeadas pelo Departamento de Controle Ambiental da Sema, outro setor que tem atuado no combate ao descarte é a Coordenadoria de Saneamento Ambiental (Cosam).
A Cosam também esteve na reunião ocorrida na manhã de ontem e apresentou um relatório sobre o inicio do cadastramento de empresas transportadoras de RCCV's na capital, ressaltando as informações e documentações exigidas, contidas nas leis municipais 4.452 e 4.049, bem como na recém aprovada resolução Nº 4 de 28 de novembro 2014, publicada, no Diário Oficial do Município de Aracaju.
O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, explica como atua a coordenadoria. "A Cosam está regularizando as empresas transportadoras de resíduos de construção civil e averiguando a situação do cumprimento da Legislação 12.305/2010 referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e a legislação municipal 4.452/2013, referente ao Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos (SGRCC)", pontua Matos.
A comissão "força tarefa" é composta pela Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb); Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); Polícia Civil/Deprocoma; Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas); Guarda Municipal de Aracaju (GMA); Polícia Militar de Sergipe e o Pelotão Ambiental.













