Audiência Pública discutirá instalação de fábrica de cimento em Santo Amaro
Pela primeira vez na história, uma indústria será implantada na cidade de Santo Amaro das Brotas. Dando mais um grande passo para que a Fábrica de Cimento Apodi seja instalada no município, a Prefeitura de Santo Amaro, juntamente a Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), a Companhia Industrial de Cimento Apodie a empresa de consultoria ambiental Terra Viva, realizarão no próximo dia 27 de outubro, uma Audiência Pública sobre a implantação da indústria.
A audiência acontecerá na Escola Municipal Benedito Figueiredo, a partir das 8h, onde serão discutidos vários temas, a comunidade conhecerá o projeto do empreendimento, os impactos social e ambiental, planos de ação, entre outros. A chegada da Fábrica representa um grande crescimento na economia da cidade, além da geração de empregos, transformando Santo Amaro em uma das cidades mais ricas do Estado.
Primeira Indústria
A fábrica vai gerar cerca de 20 milhões de reais de impostos para o município, isso quer dizer que com a implantação da Apodi, a receita do município irá triplicar. “Com todas as crises que hoje estamos passando, Santo Amaro vê uma luz no fim do túnel. Estamos implantando a Fábrica da Apodi, que deverá daqui a quatro anos colocar Santo Amaro como a terceira cidade mais rica do Estado, isso é um orgulho para mim como prefeito ver Santo Amaro que tem 371 anos receber pela primeira vez uma indústria”, comemora o prefeito Luiz Herman (Chileno).
Segundo Chileno esse é um sonho da população e que agora será realizado. “Esse é um desejo que já vem de décadas, o sonho de ter uma indústria, de empregar seus filhos, de empregar seus netos, suas esposas. Essa indústria será como forma de um futuro melhor para o povo, também estará gerando empregos próprios e impostos para a cidade. Assim poderei dar uma melhor vida para o povo de Santo Amaro, uma qualidade melhor, uma segurança melhor, uma saúde melhor, educação melhor e uma parte social que todo mundo espera com igualdade para todos”, destacou.
Geração de empregos
Segundo o engenheiro de Projetos da Apodi, Túlio da Silva Pinto, a indústria vai gerar 500 empregos diretos para a população santoamarense. As vagas serão distribuídas em 20% para engenheiros (nível superior), 50% para nível técnico e 30% para nível médio. “Durante a implantação será gerado em torno 2.500 empregos. Depois de funcionar, fora os 500 empregos diretos, existe todo um fomento do município pra transporte, alimentação e hospedagem. Isso gera não menos do que três vezes mais do que empregos diretos, então vai pra 1.500 empregos indiretos”, explicou.
Maior produtor de Cimentos do Nordeste
Ao fazer estudos sobre a possibilidade de montar mais uma indústria do grupo em Sergipe, a Companhia Industrial percebeu que Santo Amaro possui bastante calcário e o melhor para fabricação de cimento. “A questão de trazer pra um município que hoje é carente de recurso, diferente de uma prestadora de serviços, uma indústria vem pra ficar. A fábrica que vai ser instalada na cidade tem uma vida não menor do que duzentos anos. Existe o recurso minerário aqui que vai possibilitar essa durabilidade”, destacou o engenheiro da Apodi.
O município receberá uma fábrica muito maior que a do Ceará. Para Túlio Sergipe será consolidado como o maior produtor de cimento do Nordeste. “Vai transformar Sergipe. E transformar num período de cinco a 10 anos em um dos municípios mais ricos do Estado de Sergipe. Além de agregar ao Estado escolas profissionalizantes, pois a fábrica vai demandar que esse pessoal seja profissionalizado. E eu tenho certeza que vai trazer de volta pra casa aquelas pessoas nascidas e criadas aqui e que estão trabalhando hoje em outros lugares porque aqui não tem possibilidade de emprego”.
Parceria com o Governo do Estado
O prefeito Chileno destaca que o Governo do Estado não mediu esforços para buscar, junto ao gestor da cidade, a instalação do empreendimento Apodi no município. “Agradeço a nosso governador por todo esforço que tem feito para nos ajudar. O município está ciente da importância dele politicamente para trazer essa indústria para o município. Falando pelo povo, agradecemos ao governador por lembrar da nossa pequena cidade, tão antiga e tão abandonada. O progresso está chegando, não vamos abaixar nossas cabeças, porque nós só vencemos a crise com trabalho e é isso que estamos fazendo”, finalizou Chileno.











