Autoridades de Sergipe se manifestam sobre o falecimento do Papa Francisco

21/04/2025 às 10:43:18
Papa Francisco morre aos 88 anos (Foto: Gabriel Buoys/AFP)

O Papa Francisco faleceu às 7h35 (horário de Roma) desta segunda-feira, 21, no Vaticano. O anúncio foi feito pelo Camerlengo Farrell, da Casa Santa Marta. Com 88 anos de idade, o pontífice — que esteve à frente da Igreja Católica por 12 anos — recuperava-se de uma pneumonia nos dois pulmões, após ter ficado internado por quase 40 dias. A última aparição pública do Santo Padre aconteceu neste domingo, 20, durante a tradicional celebração da Páscoa.

A morte de Papa Francisco gerou comoção em todo o mundo. Em Sergipe, autoridades religiosas e políticas têm se manifestado desde as primeiras horas do dia, expressando pesar e reconhecimento por seu legado.

O arcebispo metropolitano, Dom Josafá Menezes, lamentou profundamente o falecimento do pontífice e destacou que este é um momento de oração e união da comunidade católica. “Rezamos para que Deus possa recompensá-lo por todo o bem que fez na condição de papa, mas também de líder mundial. Ele foi um grande defensor dos pobres e da dignidade humana, o mundo perdeu uma liderança muito importante. Faremos as devidas homenagens e orações”, afirmou.

O governador Fábio Mitidieri utilizou suas redes sociais para destacar a importância do pontífice. “A jornada em terra do Papa Francisco chegou ao fim, mas seu legado de amor incondicional e coragem de enfrentar injustiças perdurará em nossos corações. Que os ensinamentos deste homem santo continuem sendo norte para todo o mundo”, disse.

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, afirmou que recebeu a notícia com o coração entristecido e exaltou a postura do Papa em sua missão pastoral. “Sua voz nos deu alento em tempos difíceis, sempre clamando por justiça, paz e misericórdia. Que seu legado continue a inspirar líderes e cristãos em todo o mundo. Que Deus o acolha em Sua glória”, enfatizou.

Já o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade, também se manifestou, ressaltando sua consternação diante da perda. “Em nome da Alese, expresso meus sentimentos de pesar a todos os católicos, cristãos e a todos que seguem os ensinamentos de amor, paz e solidariedade deixados por Sua Santidade.”

Biografia

Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.

Ainda jovem, chegou a formar-se técnico em química, mas, pouco depois, escolheu o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.

Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II.

Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.

 

 

Da Redação Sergipe em Foco