BALANÇO POSITIVO_
Esta semana, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, esteve na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para apresentar o balanço do primeiro quadrimestre de 2015. De acordo com o gestor, a Saúde do Estado gastou, no período, R$ 307.071.141,28, destes, 75% são oriundos do tesouro do Estado e 25% são recursos do Ministério da Saúde.
No quesito Atenção Básica, o secretário ressaltou que das 93 Clínicas de Saúde da Família programadas para serem construídas, 88 clínicas já foram inauguradas e uma está em funcionamento sem inauguração, restando outras quatro para concluir e inaugurar.
Sobre a Rede de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência, José Sobral afirmou que o Estado está investindo na modernização e estruturação da rede de serviços de saúde, com ações de melhoria da qualidade da assistência. “Realizamos o Curso de Simulação Realística, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein, para 40 profissionais (médicos e enfermeiros) que atuam na Rede de Urgência e Emergência, inauguramos a nova sede do Complexo Regulatório do Estado de Sergipe, incluindo a Central de Regulação de Urgência do SAMU 192 Sergipe, implantamos o Grupo Técnico da Oncologia (UNACON HUSE) com o objetivo de reestruturação do serviço, fizemos a reforma e a ampliação das salas de administração de Quimioterapia da UNACON HUSE", disse o secretário.
A atenção oncológica também foi pontuada. "O Registro Hospitalar de Câncer está 100% implantado nos três hospitais (Hospital de Cirurgia, HUSE e Hospital Universitário), e estamos ofertando a continuidade do envio de pacientes, através do TFD, para tratamento radioterápico e quimioterápico, diminuindo a fila existente que hoje é de 302 pessoas. O Ministério da Saúde deve iniciar o processo de instalação do novo equipamento em 60 dias, com previsão de conclusão em 10 meses. Até lá, a SES e a FHS vão insistir em fazer os reparos preventivos e corretivos na máquina atual", enfatizou o secretário, destacando ainda que o Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Deda Chagas está 100% da terraplanagem concluída e iniciará as obras em breve.
José Sobral destacou ainda o demonstrativo de despesas no primeiro quadrimestre, da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
A presidente da Comissão de Saúde da Alese, a deputada estadual Silvia Fonte (PDT), avaliou positivamente apresentação. "A demanda na saúde é tão dinâmica e notamos o compromisso da gestão. Reconhecemos que os desafios são grandes, pois, por mais que façamos investimos, sempre vai ser preciso fazer muito mais", afirmou.
OBRAS EM JAPARATUBA
A equipe da Secretaria de Obras de Japaratuba verificou o andamento das obras que estão sendo executadas nos povoados Moitas, Araticum e Encruzilhadas. A intenção da vista foi observar in loco a construção de Unidades de Saúde, em Moitas e Araticum, e a reforma da Unidade de Saúde do povoado Encruzilhadas. Acompanhar de perto o trabalho realizado no município tem sido uma das marcas da gestão do prefeito Hélio Sobral Leite, que busca oferecer melhor qualidade de vida para população.











