Batalhão de Bacamarteiros atrai multidão para as ruas de Carmópolis

O grupo folclórico Batalhão de Bacamarteiros atraiu durante todo o dia de ontem (29) milhares de pessoas para as ruas da cidade de Carmópolis. Mantendo uma tradição secular, tradicionalmente o grupo sai pelas ruas da cidade no dia de São Pedro visitando residências, saudando moradores e turistas com cânticos, danças e tiros, muitos tiros.
A coordenadora do grupo, Cileia Oliveira, classificou o evento como um verdadeiro arrastão cultural e mostrou espanto com a quantidade de pessoas acompanhando o batalhão.
“Estou impressionada com o número de pessoas acompanhando o grupo este ano. Aqui não tem banda, nem trio elétrico, apenas a nossa cuíca, o ganzá, a onça, o pandeiro e muita animação”, confessou Cileia enfatizando os instrumentos musicais utilizados pelo grupo.
Para a funcionária pública Heraldina Souza acompanhar o Batalhão de Bacamarteiros é motivo de alegria. “Todos os anos aguardo ansiosa o dia do batalhão sair pela cidade, reúno muitos amigos e nos divertimos bastante com essa tradição”, disse.
Antes de iniciar o cortejo cultural pelas ruas de Carmópolis, o grupo folclórico já havia participado no inicio da manhã de ontem, em Aracaju, do telejornal Bom Dia Sergipe e também de telejornais da Rede Globo, tudo ao vivo.
O Batalhão de Bacamarteiros está a um passo de receber o registro de patrimônio imaterial de Sergipe, o que preservará as suas características autênticas e garantirá a sua valorização enquanto umas das maiores manifestações culturais do país.
