Câmara de Lagarto: resumo da 64ª sessão

17/11/2015 às

No pequeno expediente, abrindo os discursos, o vereador Pedrinho da Telergipe (PR) parabenizou a Igreja Presbiteriana pelos 78 anos de existência e de relevantes serviços prestados por essa entidade à sociedade lagartense.

 

Além do atual pastor Natanael, o vereador destacou o trabalho do pastor Uraci tanto no campo social quanto espiritual e que hoje se encontra residindo no Japão. Pedrinho relembrou o saudoso lagartense Aguimaron, o professor "Guio", que, oriundo da Igreja Presbiteriana, foi o pioneiro na introdução de música na igreja católica de Lagarto, terminando seus dias na capital sergipana, onde era professor de piano na Sociedade Filarmônica de Sergipe (SOFISE).

 

Permanecendo na tribuna como primeiro inscrito do grande expediente, Pedrinho disse que não está sendo cumprida a lei que obriga o município a seguir um padrão de cores neutras nos prédios públicos. Lei esta de autoria do vereador Cláudio de Dona Leu (PP). Pedrinho condenou a prática de se pintar uma escola que fora reformada há menos de um ano, ou seja, sem real necessidade, só para cobrir as cores da antiga gestão, representando um gasto desnecessário de dinheiro público.

 

Pedrinho ainda disse que recebeu denúncias sobre a situação dos servidores nomeados da saúde municipal de Lagarto, que estão passando por situações de pressão e perseguição por parte da secretária Tânia e que o tratamento é diferente para os contratados. Pedrinho pede que se convoque a secretária para que ela preste esclarecimentos sobre esta situação.

 

Cláudio de Dona Leu iniciou seu discurso comentando sobre boatos que denigrem a imagem do legislativo, citando como exemplo comentários de que vereadores recebiam até R$ 20 mil para votar a favor dos interesses do executivo, entre outros. Cláudio informou que os atletas Ruan Felipe Amaral Dias e Jeferson Valério Nascimento, alunos do Colégio Estadual Sílvio Romero, conseguiram o dinheiro preterido para despesas com alimentação durante competição que está ocorrendo em Londrina, no Paraná.

 

Em aparte, o vereador Fraga da Brasília (PSDB) citou a necessidade de se participar de congressos, destacando o IX Fórum Regional de Sustentabilidade, que será realizado nos próximos dias 20 e 21 de novembro no campus da Faculdade Ages, no qual alguns vereadores estão inscritos e isso requer despesas a serem proporcionadas pela câmara a fim de promover a reciclagem e aperfeiçoamento dos seus legisladores.

 

Kleber de João Maratá (PRTB) protestou pela situação do prédio do antigo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado ao lado Cemitério Senhor do Bonfim, que pertence ao estado e que se encontra abandonado, depredado e servindo para esconderijo de viciados há pelo menos três anos, enquanto que o estado paga aluguéis onerados provindos do erário público.

 

Em aparte, Cláudio de Dona Leu citou como exemplo o aluguel do prédio do atual centro de identificação que poderia estar funcionando no prédio supracitado.

 

Kleber comentou sobre uma crítica de um cidadão da Colônia Treze que comentou que nenhum dos três legisladores representantes da comunidade conseguiram até o momento ao menos calçar uma rua.

 

Em nome de Enilton da Farmácia (PSDB) e de George de Zizi (PDT), Kleber justificou que eles tiveram a infelicidade de serem vereadores pela primeira vez numa gestão prejudicada tanto na esfera municipal quanto na estadual e federal por conta do orçamento mais apertado dos últimos tempos.

 

E que o ex-vereador Baiano conseguiu uma emenda para calçamento através do deputado Luciano Pimentel como uma forma de gratidão pelos votos que o parlamentar obteve na comunidade.

 

Último inscrito, Enilton da Farmácia parabenizou o ex-vereador Baiano pela melhoria que ele está conseguindo para a região em que reside. E lembrou que o deputado Luciano Pimentel além de ser do ramo da construção civil é da base aliada do governo e que os vereadores da Colônia 13 nunca deixaram de reivindicar melhorias tanto para os deputados quanto para o prefeito Lila Fraga.

 

O vereador parabenizou o executivo municipal através de sua secretaria de Obras que no próximo dia 25 estará inaugurando a creche do bairro Novo Horizonte. Enilton reforçou o convite para a reunião que vai discutir soluções para as dívidas dos produtores rurais de Lagarto que foi transferida da quinta (19) para a sexta-feira (20) no Armazém Ponto Com, na Colônia Treze.

 

A sessão foi encerrada sem votações. Ausências de Valmir de Carminho (PV), Fábio Frank (PCdoB) e Xexéu (PSDB).