Câmara de Laranjeiras sedia homenagens às mulheres que fazem história

08/03/2016 às
Foto: Edvaldo Moura
Os vereadores de Laranjeiras foram anfitriões das homenagens alusivas ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. O evento realizado pelas coordenadorias municipal e estadual de Política para as Mulheres,  em parceria com a Prefeitura Municipal, teve como propósito homenagear com uma placa, na manhã desta terça-feira, (8), mulheres que fazem história na cidade.
 
Foram homenageadas Valdete Sizino da Rocha, Belanízia Santos da Silva, Maria Aparecida Barreto Silva, Ana Maria Pinto Leite, Marielze Sampaio Barreto, Maria Antônia Soares Leite, Nadja Maria Pacheco Silva, Selma Ria Borges Silva, Lourdes Maciel Lacerda e Maria Assunção Alves Nascimento.
 
Representando a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e o Conselho Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, a advogada Fernanda Sampaio Barreto de Melo destacou as ações desenvolvidas pelo poder público no combate à violência contra a mulher. "Todos os dias desenvolvemos um trabalho árduo no combate à violência contra a mulher, tanto preventivas quanto punitivas. São atividades que devolvem a elas a autoestima, depois de ter sofrido um ato violento, seja físico, psicológico ou patrimonial. Assim como, continuamos na luta para a igualdade de direitos. A nossa equipe não mede esforços. É bom frisar que qualquer pessoa pode denunciar os atos violentos através do número 180", destacou.
 
Edvaneide Souza Paes Lira, do Conselho Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres também discursou na casa legislativa e parabenizou as ações desenvolvidas em Laranjeiras. "Ao longo desses anos de luta Já avançamos muito e queremos muito mais, tendo em vista que a mulher brasileira ainda sofre discriminação, mas em Laranjeiras e no estado de Sergipe vemos ações e pessoas empenhadas no combate e prevenção, principalmente à violência contra as mulheres e outras injustiças", ressaltou.
 
Dona Valdete Sizino da Rocha, 89 anos, que representou as mulheres laranjeirenses homenageadas, emocionou o público com um discurso. "Viver é caminhar no horizonte procurando a linha da existência, sempre valorizando o ser humano em benefício de uma comunidade. A mulher laranjeirense busca sempre este caminho e hoje estamos aqui recebendo essa justa homenagem em reconhecimento às atividades que desenvolvemos no nosso dia a dia. Portanto, quero parabenizar a coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, aos gestores municipais e aos vereadores por nos proporcionar este momento de muito amor", disse Dona Valdete.
 
Após o encerramento das homenagens, a vereadora Celígena de Zé Franco (PMDB), usou a tribuna da Câmara e também destacou o papel da mulher na sociedade e na família. "Somos a maioria da população brasileira e não podemos sofrer violência nem discriminação. Por este motivo, é necessário que façamos história como protagonistas da transformação com as nossas ações e com o papel de trabalhadora e mãe. Hoje, tenho orgulho de representar as mulheres da minha cidade no poder legislativo", frisou a vereadora.