Câmara de São Cristóvão discute Sistema de Drenagem e Implantação da Rede de Esgotamento Sanitário no Complexo Eduardo Gomes

10/04/2019 às

Os vereadores de São Cristóvão debateram dois Projetos de Lei, uma indicação e um requerimento na sessão plenária desta terça-feira, 09. Conduzidas pelo vice-presidente, Edson Pereira (SD), as discussões sobre as proposituras ocorreram durante a Ordem do Dia.

 

Defendendo matérias de sua autoria, o vereador Irmão Lilo Abençoado (DEM) falou sobre a Indicação 106/2019, que solicita ao prefeito Marcos Santana (MDB) a construção de um novo sistema de drenagem na Avenida Canal, dos conjuntos Lafayette Coutinho e Eduardo Gomes, entre as ruas 64 e 86, para escoamento das águas pluviais e minimizar os transtornos gerados aos habitantes da localidade; o requerimento 020/2019, pedindo que a secretária municipal da Assistência Social, Elaine Barroso coloque divisórias na sede do Conselho Tutelar, no intuito de dar mais privacidade aos cidadãos que acessam o serviço. 

 

Por fim, Irmão Lilo tratou do Projeto de Lei 013/2019, que visa a criação do programa "Prata da Casa", estabelecendo a obrigatoriedade de disponibilização para apresentação de grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais na abertura dos eventos municipais que contenham financiamento público municipal. "Esta matéria visa valorizar os artistas locais, de forma regulamentada por esta Casa, para garantirmos espaço a eles em todos os eventos públicos financiados pelo município de São Cristóvão", argumentou.

 

O vereador Rafael da Colina (PT), apresentou aos seus pares o Projeto de Lei 012/2019, para instituir no calendário de eventos municipais o espetáculo "A Cruz", com encenação teatral da Paixão de Cristo, a ser realizado, a cada ano, no Sábado de Aleluia após a Sexta-Feira Santa. "Esse será o terceiro ano de sua realização de forma particular pela Igreja Vida Restaurada, no conjunto Eduardo Gomes, mas como um evento sócio-cultural-religioso. Acreditamos que deva ser inserido no calendário cultural, com apoio da administração municipal, pois movimenta o turismo e a economia local gerando mais emprego e renda para os munícipes", explicou.

 

O legislador municipal, Djalma Santana (PRP), levou ao plenário a discussão sobre a necessidade de melhoria no sistema de esgotamento sanitário no Grande Roza Elze. Em seu discurso, ele criticou o tempo de existência do sistema, criado há 35 anos, sem manutenção, e que já não atende ao crescente aumento populacional. "As redes de esgoto antigamente, eram nos fundos da casa, e hoje vemos problemas com esgotos e fossas a céu aberto. Quando há qualquer problema os cidadãos que pagam suas contas com a taxa de esgoto para a empresa Deso que não presta a devida assistência". 

 

Djalma Santana ressaltou que este é apenas o início dessas discussões e apresentou como provável solução a transferência do valor cobrado pela taxa de esgotamento sanitário para o município, para que este se responsabilize em sanar o problema e oferecer melhores serviços do que a Deso, atual concessionária para execução do serviço. Durante sua fala houve aparte dos vereadores Diego Prado (PSDB), Edson Pereira e Irmão Lilo Abençoado reforçando a necessidade de cobrar da Deso uma solução para a problemática, vez que a taxa está sendo paga, sem a prestação do serviço.

 

As proposituras não entraram em votação por falta de quórum.