Campus da UFS fica às escuras por falta de pagamento

25/02/2015 às

O campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) está às escuras na manhã desta quarta-feira, 25, por falta de pagamento da fatura de energia. A informação foi confirmada pela própria assessoria de comunicação da instituição de ensino superior, que relatou que as providências já foram tomadas.

 

De acordo com a assessoria, houve atraso no pagamento da conta do mês de janeiro, e a empresa responsável pelo fornecimento enviou uma notificação para a UFS na noite desta terça, 24. “A universidade solicitou dinheiro em caráter de urgência ao Ministério da Educação (MEC), e este depositou agora de manhã”, explica a assessoria, acrescentando que, antes do corte, o reitor se dirigiu a empresa para dialogar.

 

O procedimento para que o pagamento seja efetuado ainda acontecerá, mas já foi combinado com a empresa de fornecimento que a energia seja restabelecida de forma imediata, segundo relata a assessoria. Apesar do pedido, até o momento em que esta matéria foi ao ar, a energia não foi estabelecida.

 

Problemas

 

 

Além de prejudicar o andamento de algumas aulas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da UFS (Sintufs), Lucas Gama, afirma que a falta de energia acarreta problemas com o processo de matrícula, e com as pesquisas do ambiente acadêmico, pois várias amostras e outros elementos devem ser mantidos refrigerados.

 

Lucas disse que a UFS mantém um gerador apenas para a central de procedimento de dados, e que os demais setores carecem de um equipamento desse. Ele acredita que cerca de mil trabalhadores e 10 mil alunos estão sendo prejudicados com a falta de energia.