Capela: Conselheiros do CMAS começam gestão em nova fase
Foram empossados na terça-feira, 18, em um dos espaços da Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS), os novos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para gestão 2014/2016.
O CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município. Sua criação está definida na Lei Orgânica da Assistência Social - Lei 8.742/1993.
O prefeito Ezequiel Leite, a secretária da Assistência Social e primeira dama do município, Sonia Regina Penalva, a presidente recém eleita do CMAS, Hortência Santana, gestores da equipe administrativa da prefeitura de Capela e representantes da sociedade civil organizada, prestigiaram a solenidade.
Superação
A ocasião foi celebrada por todos especialmente pela secretária da Assistência. Em sua fala, Sonia Regina relatou a falta de estrutura que o CMAS apresentava no início de 2013. “O conselho funcionava em uma garagem. Não havia registro, nem datas. Só encontramos uma ata de agosto de 2012”, lembrou a primeira dama.
“Passados meses de muito trabalho, a equipe da SMAS e os membros do CMAS só têm a celebrar. Caminhamos seguindo o que pede a Lei e o que pede a nossa consciência. Capela hoje tem a Casa dos Conselhos. Nosso trabalho é planejado e executado pensando na população”, ressaltou.
Sonia adiantou que com apoio e parceria da prefeitura de Aracaju estará trazendo à Capela, até o final do ano, um profissional da área da Assistência Social para capacitar os novos conselheiros. Ela afirmou que em janeiro de 2015 novas ações serão executadas em prol dos assistidos, a exemplo do controle social do Programa Bolsa Família e dos benefícios eventuais.
O prefeito Ezequiel parabenizou os membros empossados e ressaltou que “sua administração não é de faz de conta”. Segundo o prefeito, a participação das pessoas, de representantes da sociedade civil, pode garantir uma sociedade mais justa. E, segundo ele, é isso que sua gestão busca.
A presidente Hortência Santana elogiou a forma do trabalho da SMAS. “Tenho a tranqüilidade que não tinha na gestão anterior”, disse ao elogiar o trabalho de Sonia Penalva e sua equipe.
Os novos conselheiros também foram saudados pela secretária da Saúde, Josélia Santana.
Composição do CMAS:
Representantes titulares de usuários: Maria de Lourdes Teles dos Santos e Pedro Santos da Costa. Suplentes: Nailza Batista Lima e Luiza Melo dos Santos.
Titular e suplente de Representantes das Entidades e Organizações de Assistência Social: Maria Hortência Santana de Melo (Clube das Mães) e Janice Ramos Mota (Ação Social Ana Luiza D. Valadares).
Representantes de trabalhadores do SUAS – Psicólogas e Assistentes Sociais. Titulares: Andrea Carlos S. Souza (Assistente Social) e Viviane Carvalho Leal (psicóloga). Suplentes: Aline Correia de Melo (assistente social) e Elusya Letícia Maria O. Ribeiro (piscóloga).
