Capela: Inauguração da Rei Davi devolve dignidade às mães do Lá Vem Um
Mães da comunidade do “Lá Vem Um” comemoram junto com o prefeito Ezequiel Leite a inauguração das obras de reforma e ampliação da Creche Rei Davi, ocorrida na tarde desta terça-feira, 9/12. A creche, construída na administração do ex-prefeito Carlos Alberto Sobral (Carlão), passou por total estado de abandono durante a antiga gestão. Nela estão matriculadas, entre o maternal e 1º berçário, 60 crianças.
“Aqui tava tudo muito sujo, paredes feias, piso cheio de buraco e o muro pela metade. Mas a gente não tinha outro jeito, então trazia as crianças assim mesmo. Ainda não vi como está lá dentro, mas já olhando daqui de fora dá pra ver que tudo está muito bonito. Aí vai dar gosto de deixar as nossas crianças”, disse a diarista Silvana da Silva, mãe do pequeno Emerson, de 03 meses.
Para a emoção de Silvana e de dezenas de outras mães que visitaram o interior do prédio, a surpresa foi muito maior do que esperavam. A creche agora consta de: área de lazer com brinquedos, espaço para horta, novos berços e colchões, telhado reformado, forro em PVC, pintura em todas as áreas e banheiros estruturados. “Está tudo muito lindo”, completou a diarista.
Solenidade
A solenidade de inauguração do espaço foi iniciada com a benção do Padre Jailson Bezerra, da Paróquia de São Cristóvão (Dores). A secretária da Educação, Josilene Cruz abriu oficialmente os pronunciamentos e ressaltou a luta do prefeito Ezequiel para angariar recursos com o governo federal e investir na reforma e ampliação da creche. Coube a ex-prefeita Léa Sobral, mãe de Davi (que faleceu aos 15 anos de idade) falar em nome da família e agradecer a iniciativa da prefeitura. Ela estava acompanhada do esposo e ex-prefeito Carlão.
Emoção
Bastante emocionado, o prefeito Ezequiel Leite iniciou sua fala recordando uma ocasião em que visitou a creche. “Naquele dia, algumas funcionárias pediram para que a gente não entrasse, porque tudo estava muito feio dentro do prédio e elas se envergonhariam de mostrar”, recordou Ezequiel.
“Agora estamos aqui entregando a vocês professores e funcionários, que dedicam sua vida profissional a essas crianças, um espaço digno para que possam trabalhar. Às mães da comunidade, quero dizer que todo o empenho da administração para reformar e ampliar a creche compensou ao ver a felicidade e o sorriso de suas crianças”.
O prefeito agradeceu a dedicação da equipe da Secretaria de Obras, em especial ao secretário Acrísio Estevão, pelos serviços executados na Rei Davi. E completou dizendo que com a reforma e a entrega de merenda escolar de boa qualidade, os tempos serão de mais respeito para com as famílias usuárias dos serviços da creche.
Novas obras
Em breve, a comunidade do Lá Vem Um ganhará uma praça urbanizada e iluminada na área situada em frente à creche. O anúncio foi feito pelo prefeito, durante a solenidade de inauguração, sob aplausos dos presentes.
Ezequiel também enumerou outras obras que começarão ser construídas pela sua administração. Destaque para a rodoviária da cidade, quadras poliesportivas e creches. “Quem está falando aqui é um homem de palavra. Passamos o maior sofrimento nestes dois anos para ajustar as contas. Mas seguimos trabalhando, e com competência e compromisso realizaremos importantes projetos”, finalizou.
Após os pronunciamentos, aconteceu o corte da fita e o descerramento da placa. Os gestores das secretarias de Educação e de Obras e a diretora da Creche Rei Davi, Roseli Correia da Silva, acompanharam o prefeito, a primeira dama e secretária da SMAS, Sonia Penalva, além dos pais de Davi, Carlão e Léa, nos atos solenes.
O evento contou ainda com as presenças dos vereadores Fábio Cabral, futuro presidente da Câmara, Alexsandro Nascimento, líder do prefeito a partir de 2015, Ninho da Renovel, Lopes, além de secretários municipais, assessores e convidados, representantes da sociedade civil.
