Carnajapa garante a diversão de moradores e visitantes

18/02/2015 às
Foto: Diego Sansi - Secom/PMJ

Nos últimos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, a Prefeitura de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, através da Secretaria de Cultura, realizou mais uma edição do “Carnajapa”. E quem resolveu permanecer na cidade, ou apenas passar pelo município durante estas datas, teve a diversão garantida pela programação organizada pela administração, para o carnaval.

 

Em 2015 a festa momesca se iniciou no domingo, tendo como principal ponto de concentração o Rio do Prata. E já no primeiro dia de festejo se apresentaram, no balneário, as bandas Balanço Massa, Realce, Swing Bamba e Bete Evani. No segundo dia a folia continuou. Às 10h, com espaço lotado, subiu ao palco para garantir a animação dos visitantes e moradores a banda Wisky Du Bom. Na sequência se apresentaram Léo Júnior, Íntimus do Samba e Yeba.

 

“Infelizmente, por conta da queda de arrecadação do município, tivemos que diminuir um dia de festa, realizando o Carnajapa apenas em três dias. Mas apesar da redução, conseguimos manter a qualidade do evento, contratando boas atrações e assegurando o divertimento do público”, detalhou Robson Rodrigues, secretário de Cultura de Japaratuba.

 

Ainda na segunda-feira (16), à tarde, sob o comando da Orquestra de Frevo Os Barões, o bloco “Pitchula” - que já existe há dez anos - percorreu as principais ruas do povoado Patioba, arrastando os participantes, de acordo com Robson. “Uma comissão de moradores fez a solicitação e o prefeito Hélio Sobral atendeu. A intenção é levar o festejo também para a zona rural. É uma excelente ideia, e que certamente será ampliada a cada ano”, destacou.

 

Encerramento - No encerramento do Carnajapa, assim como nos demais dias, o que não faltou foi animação. No Rio do Prata, quem se responsabilizou por contagiar os moradores e visitantes foram bandas Xuxa e Samba, Swing Safado e Art Mania. Já na sede da cidade, houve o tradicional Carnaval de Rua com Orquestra de Frevo Os Barões e a presença de centenas de moradores. “Montamos uma programação diversificada visando atender todos os públicos. Enquanto no Prata tivemos as atrações musicais, na sede da cidade promovemos algo mais direcionado às famílias. Foi uma festa para quem reside na cidade e não quis viajar, e para aqueles que passaram pelo nosso município durante percurso de viagem”, frisou Robson.

 

Segurança – Além da animação, a segurança também foi garantida aos foliões que compareceram ao Carnajapa. Durante os três dias, policiais militares e civis estiveram assegurando a proteção dos moradores e visitantes. Outra garantia ofertada pela prefeitura aos foliões foi a assistência da Secretaria de Saúde, com a oferta de equipes que estiveram presentes tanto no balneário do Prata, quanto na sede de Japaratuba e no povoado Patioba.

 

Todas essas ações possibilitaram aos moradores e visitantes se divertirem com segurança, segundo o próprio prefeito, Hélio Sobral, que marcou presença no festejo. “Sempre que realizamos algum evento comemorativo buscamos assegurar momentos de animação e tranquilidade aos participantes e no Carnajapa não foi diferente. Graças a Deus contamos com o apoio da polícia, que esteve presente em todos os dias, e mantivemos nossos profissionais da Saúde de plantão. Foi mais uma grande festa promovida pela prefeitura, com o auxílio do Governo do Estado”, exaltou o gestor.