Carro fumacê municipalizado inicia ações de combate à Dengue em São Cristóvão

23/09/2015 às
Foto: Maxwell Correa

Numa iniciativa pioneira a gestão municipal da cidade de São Cristóvão deu início no final da tarde da última segunda-feira, 21, as operações municipalizadas de Ultrabaixo Volume (UBV), com carros-fumacê. O veículo irá circular, de segunda à sexta-feira, atendendo toda a região do Grande Rosa Elze e do Conjunto Eduardo Gomes, a fim de combater a proliferação do Mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue. 

 

“O carro fumacê municipal vem para dar suporte às ações que já vem sendo desenvolvidas desde o último dia nove na localidade através das bombas costais. A aplicação do inseticida ocorrerá durante uma hora, das 17h30 às 18h30,  e além de combater o mosquito transmissor da Dengue atuará também eliminando outras espécies, a exemplo dos pernilongos e muriçocas. Com o veículo conseguiremos chegar a regiões mais afastadas de maneira rápida, proporcionando melhores resultados à população. Pedimos que a população, ao ouvir a aproximação do veículo, deixe as portas e janelas das casas abertas, para que o inseticida possa entrar nas residencias e agir de forma efetiva no combate aos mosquitos”, enfatiza o Coordenador da Vigilância Ambiental do Município, Cleodon Teodósio. 

 

Para garantirmos resultados ainda melhores pedimos o apoio de toda a população afim de reforçar as ações para eliminar criadouros dos mosquitos da Dengue. Para isso é vital manter as caixas d’água devidamente fechadas, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. Não jogar lixo em terrenos baldios também é uma medida protetiva importante, pois o acúmulo de dejetos nesses locais propicia a criação desses e de muitos outros mosquitos. “Por isso, além da pulverização, estamos realizando também a limpeza ambiental através das ações de retirada de lixo e dejetos dos canais e capinagem de espaços públicos”, complementa Cleodon.