Católicos sergipanos se despedem do Monsenhor José Carvalho

Faleceu na noite desta segunda-feira, 26, aos 98 anos, o monsenhor José Carvalho de Sousa, um dos nomes mais respeitados da Igreja Católica em Sergipe. Internado há cerca de dois meses em um hospital particular de Aracaju para tratar uma infecção respiratória, o religioso não resistiu às complicações e partiu deixando um legado de fé, educação e serviço à comunidade.
“Com pesar, comunicamos o falecimento de Monsenhor Carvalho de Souza, sacerdote fiel e dedicado à missão da Igreja. Sua vida foi marcada pelo serviço, amor ao próximo e compromisso com a fé. Unimo-nos em oração, confiando que Deus o acolha em Seu Reino eterno. Que sua memória siga viva em nossos corações”, disse a Arquidiocese de Aracaju, por meio das redes sociais.
Natural do município de Lagarto, José Carvalho foi ordenado sacerdote em 2 de dezembro de 1956. Pouco depois, em 1957, já iniciava sua trajetória em Aracaju como reitor do Seminário Arquidiocesano e capelão da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Em 1960, fundou o Ginásio Diocesano “Sagrado Coração de Jesus”, que viria a se tornar o Colégio Arquidiocesano, uma das mais tradicionais instituições de ensino do estado. Ele permaneceu à frente da direção do colégio por mais de cinco décadas, até se afastar das funções em 2012.
O velório acontece nesta terça-feira, 27, no Centro de Evangelização Cultura, em Aracaju, reunindo fiéis, familiares, amigos e ex-alunos, muitos dos quais prestam homenagens emocionadas ao religioso que marcou gerações com sua atuação pastoral e educacional. O sepultamento será realizado no Cemitério Santa Isabel, no Bairro Santo Antônio, na capital.
A morte do monsenhor gerou comoção em todo o estado. Diversas autoridades sergipanas se manifestaram publicamente. O governador Fábio Mitidieri destacou:“Ele foi exemplo de fé e resiliência e seus ensinamentos inspiram gerações de sergipanos. Meus sentimentos à comunidade católica, aos familiares e ex-alunos.”
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, também expressou sua tristeza nas redes sociais. “Lembrarei de você, meu querido Monsenhor Carvalho, sempre com muito carinho e lindas recordações enquanto estudante do Arquidiocesano. Seus exemplos de caráter, fé e bondade são incontestáveis. Sua 'duplamente querida' o levará para sempre no coração. Que Deus o receba na morada eterna.”
O senador Rogério Carvalho, sobrinho do monsenhor, fez um tributo emocionado. “A dor da perda é imensa. A saudade será eterna. Que Deus o acolha com a mesma serenidade e amor com que ele conduziu tantos de nós em sua missão. Sergipe perde um gigante. E a família Carvalho, um mestre, um conselheiro, um segundo pai. Descanse em paz, meu tio. Seu legado viverá, para todo o sempre, em todos nós.”
Além da vida sacerdotal e educacional, Monsenhor José Carvalho também teve papel relevante na cultura sergipana. Em 2013, foi empossado membro da Academia Lagartense de Letras, ocupando a cadeira de número 10.
Figura símbolo de dedicação ao próximo, o monsenhor deixa uma herança de fé, sabedoria e amor ao ensino. Sua trajetória será lembrada não apenas pelos que com ele conviveram, mas por todo o povo sergipano que reconhece seu papel na formação moral, espiritual e intelectual de várias gerações.
Da Redação Sergipe em Foco
